Últimas Notícias

Notícias

Participação do jovem na demanda de crédito é a maior desde 2008

22/03/2012

A participação do jovem, com idade entre 18 e 25 anos, na demanda de crédito no Brasil é a maior desde 2008, quando começou o estudo, corresponde a 18%. No passado, a participação era de 14,3%, 2010; 14,4% em 2009 e 15,7% em 2008. É o que aponta levantamento inédito da Serasa Experian.
Veja no quadro abaixo a participação do jovem na procura por crédito desde 2008:

“A crescente formalização do mercado de trabalho nos últimos anos no Brasil tem beneficiado  a população de baixa renda, principalmente os jovens. Estes, além de terem maior estabilidade no emprego pelas regras do mercado formal de trabalho, passam a contar com um comprovante oficial de renda, o que estimula e facilita o acesso desta camada da sociedade em mercados específicos como o de crédito, telefonia, etc. Além do aspecto de inclusão, destacaria também o crescimento da popularidade dos aparelhos de celular entre os jovens”, afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e Experian América Latina.

Entre os produtos mais procurados estão celulares, carros e motos. A maioria dos jovens, 40,5%, pertence ao grupo social Periferia Jovem. Segundo o Estudo Serasa Experian, esse grupo social inclui os segmentos sociais Jovens Trabalhadores de Baixa Renda, Jovens na Informalidade, Trabalhadores de Baixa Qualificação, Excluídos do Sistema, Estudantes da Periferia e Famílias Assistidas da Periferia.

A pesquisa aponta ainda que a maioria dos jovens é do sexo masculino, 60,6%, percentual similar ao da sociedade brasileira, 58,5% dos jovens brasileiros, entre 18 e 25 anos, são homens.

Veja no quadro, a distribuição dos jovens que demandaram crédito em 2011 por grupo social, no Brasil:

Os grupos sociais deste estudo são uma classificação do Mosaic Brasil (tabela na página 3), metodologia de segmentação da sociedade que leva em conta não só a renda, mas também outros critérios, como educação, geografia, demografia, padrões comportamentais e estilo de vida com o objetivo de entender melhor o mercado, a sociedade.  A aplicação da metodologia Mosaic chegou a 10 grupos sociais e 39 segmentos.

Avaliação regional
Na avaliação geográfica, a distribuição dos jovens que demandaram crédito em 2011 segue, aproximadamente, o padrão da sociedade brasileira, conforme mostra o quadro abaixo.

*Equilíbrio dos jovens com o geral.

Grupos e segmentos que compõem o Mosaic Brasil: (Tabela abaixo)

Metodologia:
O Estudo Serasa Experian foi realizado com base nas consultas feitas nos primeiros trimestres de 2008, 2009, 2010 e 2011, por 121 CNPJs de Instituições Financeiras e divididos em sete segmentos: banco comercial e múltiplo; bancos e financeiras de montadoras; bancos e financeiras com foco em empréstimos para pessoa física; bancos e financeiras com foco em empréstimos para pessoa jurídica; cartão de crédito; consórcio; financiamento de veículos e leasing. As consultas foram classificadas de acordo com o Mosaic Brasil.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

###

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.