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Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito cai pelo segundo mês seguido, diz Serasa Experian

12/03/2012

Recuos foram maiores nas camadas sociais de rendas mensais mais baixas

De acordo com Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito em fevereiro recuou 8,7% em relação ao mês imediatamente anterior. Foi a segunda queda mensal consecutiva já que em janeiro/12 havia sido registrada queda de 8,2% em relação ao último mês do ano passado. Na comparação com fevereiro/11, a procura dos consumidores por crédito caiu 13,3%, acumulando recuo de 9,7% no primeiro bimestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o crescimento da inadimplência no ano passado está levando os consumidores a priorizarem a quitação de suas dívidas em atraso em vez de assumirem novos financiamentos, apesar das sucessivas quedas promovidas pela Autoridade Monetária com relação à taxa básica de juros (taxa Selic).

Análise por classe de renda pessoal mensal
Os consumidores das camadas inferiores de rendimento mensal foram os que mais recuaram na procura por crédito em fevereiro de 2012, repetindo o mesmo comportamento verificado no mês de janeiro/12. As quedas foram de 8,8% para aqueles cujo rendimento mensal situa-se abaixo de R$ 500,00 e de 8,9% para aqueles que ganham entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00 por mês.

Por sua vez, os consumidores de rendas mais elevadas retraíram menos as suas demandas por crédito no mês passado: queda de 8,1% para quem ganha entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês e de 7,6% para quem possui renda mensal superior a R$ 10.000.

Análise por região

Todas as regiões geográficas do país exibiram queda nas demandas dos seus consumidores por crédito em fevereiro de 2012. As maiores delas ocorram no Sul e no Sudeste, com retrações de 9,2% e de 9,4% em relação a janeiro/12. Por outro lado, o menor recuo foi observado no Norte, com queda de 4,4% em fevereiro/12.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/demanda_pf_credito.htm

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis. Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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