Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Fevereiro acusa a segunda queda mensal consecutiva da atividade do comércio, revela Serasa Experian

02/03/2012

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país recuou caiu 0,3% no segundo mês do ano, já descontadas as influências sazonais. Foi o segundo recuo mensal deste indicador dado que a queda em janeiro/12 havia sido de 2,0%.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 5,1% do movimento do varejo em fevereiro deste ano. Contudo, esta foi a menor taxa de crescimento anual desde agosto de 2009. Já no acumulado do primeiro bimestre do ano, a atividade do comércio acumula alta de 5,8% em relação aos primeiros dois meses de 2011.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o fraco desempenho do varejo neste início de ano é um sinal de que, devido à alta da inadimplência verificada ao longo de todo o ano de 2011, os consumidores estão aproveitando seus ganhos de renda (recebimento do 13º salário, aumento do salário-mínimo, dissídios etc.) para quitar suas dívidas em atraso em vez de ampliar seus níveis de consumo.

Dos seis segmentos do varejo pesquisados pela Serasa Experian, quatro acusaram recuo em seu movimento no mês de fevereiro. A maior queda ficou por conta do segmento de combustíveis e lubrificantes, com variação de -4,1% em relação ao mês imediatamente anterior. Em seguida o segmento de veículos, motos e peças também recuou 1,6% em fevereiro de 2012. Na direção contrária tivemos alta de 1,7% no segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, recuperando-se do declínio de 0,3% exibido em janeiro, e pelo segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (alta de 1,6%), promovendo liquidações de época para a renovação da coleção.

A série histórica deste indicador está disponível em

http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.  As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

 

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.