Últimas Notícias

Qualidade de Crédito das Empresas

Qualidade de crédito das empresas encerrou o ano de 2011 com estabilidade, revela indicador Serasa Experian

31/01/2012

Micro e pequenas empresas melhoraram sua qualidade de crédito no ano passado

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas, que avalia numa escala de 0 a 100 a qualidade de crédito do setor produtivo – quanto maior, melhor a qualidade de crédito e, portanto, menor é a probabilidade de inadimplência – encerrou o ano de 2011 em 95,7, patamar que vem predominando desde o último trimestre de 2010.

Se por um lado houve diminuição do custo financeiro para as empresas no 4º trimestre de 2011, por causa das reduções da taxa Selic, por outro, presenciou-se mais um trimestre de estagnação da atividade econômica. Assim, tais forças antagônicas concorreram para manter estável a qualidade de crédito das empresas no último trimestre de 2011, afirmam os economistas da Serasa Experian.

Análise por Porte
Na segmentação por porte do Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas, houve melhora na qualidade de crédito das micro e pequenas empresas, passando de 95,6 (3º trimestre/11) para 95,7 (4º trimestre/11).

As reduções das taxas básicas de juros, o direcionamento da atividade das micro e pequenas empresas ao mercado doméstico e a baixa dependência em relação ao cenário internacional estão entre os fatores que proporcionaram melhora na qualidade de crédito das micro e pequenas empresas no último trimestre de 2011.

Entretanto, quando comparamos a qualidade de crédito das empresas por porte, notamos que as micro e pequenas empresas, que pelas suas próprias características não conseguem financiamentos com taxas atrativas, assim como têm dificuldade em oferecer garantias, continuam exibindo maior risco de inadimplência comparativamente às empresas de maior porte.

Análise Setorial
A qualidade de crédito das empresas não exibiu melhora significativa em nenhum dos setores econômicos pesquisados (comércio, indústria e serviços).
Vale notar que o setor de serviços, comparativamente aos demais setores, ainda continua na liderança com o menor risco de crédito empresarial.

Análise por Região
No 4º trimestre de 2011, as regiões Sudeste e Centro Oeste exibiram melhora na qualidade de crédito se suas empresas: Centro Oeste passando de 94,5 (3º trimestre/11) para 94,6 (4º trimestre/11) e o Sudeste passando de 96,0 (3º trimestre/11) para 96,1 (4º trimestre/11).
Contudo, as regiões de renda per capita mais elevada continuam à frente em termos de qualidade de crédito de suas empresas.

Metodologia do Indicador
O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas avalia, trimestralmente, o risco de crédito das empresas. É construído a partir dos ratings atribuídos a cerca de 450 mil pessoas jurídicas, constantes da base de dados da Serasa Experian, com base nos modelos internos de avaliação de risco de crédito. O indicador varia numa escala de 0 a 100 e quanto maior, melhor é a qualidade do crédito (menor é a probabilidade de inadimplência). É segmentado por região geográfica, porte e setor econômico.

 

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.