Últimas Notícias

Qualidade de Crédito do Consumidor

Qualidade de crédito do consumidor reverteu tendência de queda no 4º trimestre de 2011, revela Serasa Experian

27/01/2012

Melhora da qualidade de crédito consumidor concentrou-se na baixa renda

Após ter piorado no segundo trimestre e ter estagnado no terceiro, a qualidade de crédito do consumidor reagiu e apresentou ligeira melhora no quarto trimestre de 2011. O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor que avalia, numa escala de 0 a 100, a qualidade de crédito do consumidor – quanto maior, melhor a qualidade de crédito e, portanto, menor é a probabilidade de inadimplência, caso este consumidor venha a requerer crédito – subiu para 80,2 pontos no último trimestre de 2011.

A desaceleração da inflação, a redução dos juros, a manutenção de patamares mínimos históricos para a taxa de desemprego e o crescimento mais moderado do endividamento são elementos que auxiliaram na diminuição do risco de inadimplência dos consumidores ao final do ano passado, salientam os economistas da Serasa Experian.

Análise por Rendimento Pessoal Mensal
A melhora da qualidade de crédito do consumidor no 4º trimestre de 2011 concentrou-se nas camadas de renda mais baixa da população. Para os consumidores que ganham até R$ 500/mês o indicador passou de 75,8 para 75,9 pontos e para aqueles que ganham entre R$ 500/mês e R$ 1.000/mês houve crescimento de 79,2 para 79,3 pontos. Já as camadas intermediárias de renda registraram estabilidade ou queda na qualidade de crédito do consumidor. Fora os consumidores de baixa renda, aqueles que ganham mais de R$ 10.000/mês também acusaram melhora na sua qualidade de crédito, com o indicador passando de 93,6 para 93,8 pontos.

Apesar da melhora observada neste 4º trimestre de 2011, as faixas de rendimento mais baixos continuam apresentando níveis menores em termos de qualidade de credito. Neste sentido, a classe que ganha até R$ 500 por mês é a que possui o menor índice de qualidade de crédito (75,9). No outro extremo, a classe acima de R$ 10 mil registra o melhor indicador 93,8, seguida pela classe de renda de R$ 5 mil a 10 mil (92,0). Isto demonstra que a qualidade de crédito do consumidor é positivamente correlacionada com a sua renda.

Análise Regional
Comparativamente ao trimestre anterior (3º trimestre de 2011), os consumidores das regiões Centro-Oeste e Sudeste exibiram evolução positiva na qualidade de crédito dos seus consumidores. Nas demais regiões brasileiras houve estabilidade no último trimestre de 2011.

Na análise regional, verifica-se que as regiões Sul e Sudeste são as únicas a se situarem acima da média nacional (80,2) em termos de qualidade de crédito dos seus consumidores, registrando as marcas de 84,9 e 80,6, respectivamente. Em seguida temos a região Centro-Oeste, com 79,1, e a região Nordeste, com 78,4. E, por fim, aparece a região Norte, com 76,0.

Metodologia do Indicador
O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor avalia, trimestralmente, o risco de crédito dos consumidores. É construído a partir dos scores computados a partir de uma amostra aleatória representativa de pessoas físicas sem identificação, constantes da base de dados da Serasa Experian, com base nos modelos internos de avaliação de risco de crédito. O indicador varia numa escala de 0 a 100 e quanto maior, melhor é a qualidade do crédito (menor é a probabilidade de inadimplência). É segmentado por região geográfica e classe de rendimento mensal.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.