Últimas Notícias

Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

Pontualidade de pagamento das micro e pequenas registrou em 2011 a primeira queda em cinco anos, revela Serasa Experian

20/01/2012

Recuo em 2011 foi puxado pelas indústrias e empresas de serviços

A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas atingiu 94,9% em 2011. Isto significa que, durante o ano passado, a cada 1.000 pagamentos realizados, 949 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Este resultado representou a primeira queda em cinco anos da pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas (em 2010 havia atingido 95,1%), já que desde 2007 a pontualidade de pagamento vinha exibindo evolução positiva: 93,6% (2006), 93,9% (2007), 94,2% (2008), 94,3% (2009) e 95,1% (2010).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o ciclo de aperto monetário conduzido até final de agosto do ano passado e a desaceleração da atividade econômica observada durante o segundo semestre de 2011 pressionaram os custos financeiros e a geração de caixa das micro e pequenas empresas, impondo dificuldades em concretizarem seus pagamentos em dia.

As micros e pequenas empresas industriais e de serviços diminuíram a pontualidade dos seus pagamentos no ano passado: nas micro e pequenas empresas industriais o recuo foi de 95,0% (2010) para 94,3% (2011) e nas empresas de serviços a queda foi de 95,0% (2010) para 94,4% (2011). Somente as micro e pequenas empresas do ramo comercial registraram elevação da sua pontualidade de pagamentos em 2011, totalizando 95,3% contra 95,1% em 2010.

Apesar de ter recuado na média de 2011, o último mês do ano passado foi de alta na pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas: em dezembro/11 esta atingiu 95,6% contra 95,2% em dezembro/10. Foi a primeira alta na comparação interanual (mês contra o mesmo mês do ano anterior) após uma sequencia ininterrupta de nove quedas consecutivas neste critério de análise. Segundo os economistas da Serasa Experian, esta melhora identificada no último mês do ano passado pode ser prenúncio de que em 2012 a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas tenderá a se recuperar após a queda de 2011.

No ano de 2011, o valor médio dos pagamentos pontuais elevou-se em 9,0% (R$ 1.645 contra R$ 1.509), com altas de 9,1% no setor de comércio, 4,2% no setor industrial e de 15,9% nas empresas do setor de serviços.

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas
O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.