Últimas Notícias

Hitwise

Facebook passa Orkut no Brasil, segundo dados da Experian Hitwise

19/01/2012

Com 34,16% das visitas, a rede de Mark Zuckerberg tornou-se a mais utilizada no país desde a primeira semana do ano

Com 34,15% das visitas à categoria na semana terminada em 14 de janeiro de 2012, o Facebook atingiu o primeiro lugar do ranking brasileiro de Redes Sociais e Fóruns da Experian Hitwise, ferramenta líder de inteligência digital da Experian Marketing Services. O Orkut passou a ocupar a segunda posição do ranking, com 31,50%.

O período exato em que o Facebook ultrapassou o Orkut no Brasil foi na semana terminada em 07 de janeiro de 2012. Nela, o Facebook obteve 33,60%, ante 32,66% do rival. Como referência, os sites terminaram a última semana de 2011 com 32,23% e 33,43%, respectivamente, em participação de visitas à categoria.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, semana terminada em 15 de janeiro de 2011, o Facebook cresceu 26,02 pontos percentuais (p.p.), enquanto o Orkut viu queda de 24,43 p.p. Ou seja, enquanto a rede social de Zuckerberg mais que triplicou (320,05%) o tamanho da sua participação de mercado em um ano, a rede social do Google perdeu praticamente a metade (43,67%) da sua fatia.

Evolução semanal com a participação de visitas do Facebook e do Orkut na categoria Redes Sociais e Fóruns nos últimos 2 anos no Brasil

“Embora esta tendência já tivesse sido identificada há algum tempo, só agora, por meio da maior amostra de usuários de internet do país, foi possível confirmá-la na prática. É importante explicar ainda que, ao falarmos em participação de visitas, estamos utilizando uma métrica quantitativa capaz de analisar o engajamento dos usuários destes sites. Em outras palavras, o fenômeno que observamos durante todo o ano de 2011 foi mais precisamente a evolução da própria utilização do Facebook pela audiência brasileira”, diz Juliano Marcílio, presidente de Marketing Services da Experian América Latina e executivo responsável pela pesquisa da Experian Hitwise.

“Da mesma forma, se olharmos para a participação em páginas visitas e para o tempo médio de visita – indicadores que nos ajudam a qualificar melhor as visitas que são feitas aos sites –, o Facebook ultrapassou o Orkut em ambas as métricas, consolidando-se à sua frente também em critérios qualitativos”, completa Marcílio.

Evolução semanal com a participação de páginas vistas do Facebook e do Orkut na categoria Redes Sociais e Fóruns nos últimos 2 anos no Brasil

Evolução semanal com o tempo médio de visitas ao Facebook e ao Orkut nos últimos 2 anos no Brasil

Estados mais representativos para o Facebook em relação ao Orkut

Dentre todas as visitas feitas ao Facebook nas últimas 12 semanas, os cinco estados com maior participação foram São Paulo (35,86%), Rio de Janeiro (14,63%), Minas Gerais (9,69%), Rio Grande do Sul (6,71%) e Paraná (6,38%).

Desta lista, São Paulo e Rio de Janeiro foram mais representativos para o Facebook em comparação ao Orkut. Ou seja, eles obtiveram maior representação da audiência total do primeiro que do segundo. Já Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná foram menos representativos para o Facebook nesta mesma comparação.

Participação dos estados do Brasil em relação a todas as visitas feitas ao Facebook e ao Orkut no Brasil e suas respectivas representações nas últimas 12 semanas

Participação de visitas de outras redes sociais

O YouTube, atual 3º colocado, com 17,09% de participação de visitas na categoria, viu queda de 1,41 p.p. no ano contra ano. Em 4º lugar aparece o Windows Live, com 4,25%, aumento de 3,69 p.p. na mesma comparação anual.

A 5ª colocação do ranking de participação de visitas na categoria de Redes Sociais e Fóruns fica com o Twitter (2,12%), seguido pelo Badoo (2,07%), Yahoo! Answers Brasil (1,83%) e Bate-papo UOL (1,54%).

O 9º lugar ficou com o Habbo Brasil (0,59%), seguido pelo Google+, lançado em junho de 2011, atualmente com 0,53% de market share de visitas.

Ranking semanal com a participação de visitas dos 10 primeiros sites da categoria Redes Sociais e Fóruns no Brasil

Experian Hitwise

A Experian Hitwise é a ferramenta líder de inteligência digital da Experian Marketing Services que ajuda clientes a proteger e aumentar sua participação de mercado por meio da aplicação de dados de mensuração de internet. A Hitwise tem a maior amostra de usuários de internet do mundo – 25 milhões de pessoas, sendo 500 mil no Brasil -, que permite que clientes entendam o comportamento de seus consumidores e concorrentes na internet.

A Hitwise tem presença nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong, Cingapura, Canadá, Brasil e China.

Mais informações sobre a Hitwise estão disponíveis em www.hitwise.com e www.hitwise.com.br.

 Experian

O grupo Experian é líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com.

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.