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Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito cresceu 7,5% em 2011

09/01/2012

Crescimento foi puxado pelos consumidores de baixa renda. Nordeste lidera pelo segundo ano consecutivo a busca por crédito

De acordo com Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito cresceu 7,5% em 2011. Este resultado reflete uma desaceleração em relação ao desempenho de 2010, já que naquele ano a alta da demanda do consumidor por crédito havia sido de 16,4%. Na comparação com novembro/11, a procura dos consumidores por crédito avançou 4,6% e, em relação ao mês de dezembro/10, houve recuo de 4,6% na demanda dos consumidores por crédito.

A alta das taxas de juros que prevaleceu até o final de agosto do ano passado, o maior nível de endividamento dos consumidores, a alta da inflação, o aumento da inadimplência tornando mais seletiva a oferta de crédito por parte dos agentes financeiros e o agravamento da crise financeira na Europa foram os fatores que contribuíram para este desempenho mais fraco da demanda do consumidor por crédito em 2011, observam os economistas da Serasa Experian.

Análise por classe de renda pessoal mensal

Os consumidores das camadas inferiores de rendimento mensal foram os que puxaram (crescimento acima da média) a alta da procura por crédito em 2011. Os avanços foram de 20,0% para aqueles cujo rendimento mensal situa-se abaixo de R$ 500,00 e de 8,7% para aqueles que ganham entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00 por mês. A diminuição da informalidade no mercado de trabalho em 2011 beneficiou, principalmente, os indivíduos de baixa renda que passaram a dispor de maior acesso ao mercado de crédito.

 

 

Também se destacaram os consumidores que possuem rendimento mensal entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00, os quais aumentaram sua demanda por crédito em 10,5% no ano passado.

As demais faixas de rendimento pessoal mensal também apresentaram variações positivas em suas demandas por crédito em 2011, porém abaixo da taxa média agregada de crescimento.

Análise por região

Todas as regiões geográficas do país exibiram crescimento nas demandas dos seus consumidores por crédito em 2011, com destaque para o Nordeste, que registrou crescimento de 11,7%. Foi o segundo ano consecutivo em que os consumidores nordestinos lideraram a busca por crédito, já que em 2010 este número havia crescido 17,7%.

Também o Centro-Oeste acusou uma evolução acima de média nacional em termos de demanda dos seus consumidores por crédito no ano passado: alta de 8,9%.

Já nas demais regiões geográficas do país, as taxas de expansão da busca por crédito de seus consumidores situaram-se abaixo da média nacional.

 

 

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis. Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com.

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