Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Material de construção puxa alta de 8,7% no movimento do consumidor nas lojas de todo país em 2011, revela Serasa Experian

05/01/2012

O segmento, que cresceu 10,9% frente ao ano de 2010, lidera pelo segundo ano consecutivo. O crescimento da atividade do comércio em 2011 foi menor que o verificado no ano anterior

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 8,7% no ano de 2011. Apesar deste avanço, o ritmo de crescimento foi menor que o verificado em 2010, ano que a atividade varejista havia crescido 10,3%.

No último mês do ano passado, o movimento dos consumidores nas lojas expandiu-se 1,9% frente ao mês de novembro/11, já efetuados os devidos ajustes sazonais, e 6,9% contra o mês de dezembro/10.

 

 

Segundo os economistas da Serasa Experian, o desempenho da atividade varejista exibiu dois comportamentos distintos durante o ano de 2011: mais forte no primeiro semestre (alta de 9,6% frente aos primeiros seis meses de 2010), porém desacelerando-se durante o segundo semestre (crescimento de 7,8% perante a segunda metade de 2010). Os efeitos defasados do aperto monetário e das condições de crédito, a alta da inadimplência e o agravamento da crise financeira internacional diminuíram o ritmo de negócios no varejo ao longo do segundo semestre de 2011.

O segmento de material de construção foi o ramo do varejo nacional que viu seu movimento crescer de forma mais intensa em 2011: alta de 10,9% frente ao ano de 2010. Vale lembrar que este mesmo segmento foi o destaque do desempenho varejista também naquele ano, com alta de 17,0% sobre o ano de 2009. O bom momento pelo qual passa o setor de construção civil residencial no país, impulsionado não apenas pelo crédito mais acessível, mas também pelo elevado grau de confiança dos consumidores, pelo próprio déficit habitacional e pelos programas e incentivos governamentais, tem determinado uma evolução acima da média para este segmento do varejo nacional, observam os economistas da Serasa Experian.

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.  As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.
A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.