Últimas Notícias

Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

Pontualidade de pagamento das micro e pequenas fica praticamente estável em novembro, revela Serasa Experian

20/12/2011

A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas atingiu 94,8% em novembro de 2011. Isto significa que, durante o mês passado, a cada 1.000 pagamentos realizados, 948 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Na comparação com o mês imediatamente anterior (outubro/11), a pontualidade de pagamento ficou praticamente estável, já que, naquele mês, esta havia sido de 94,7%.

Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, a pontualidade de pagamento recuou 0,4 ponto percentual (em novembro de 2010 estava em 95,2%), registrando a nona queda interanual consecutiva deste indicador.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o quadro de desaceleração econômica vem pressionando a geração de caixa das micro e pequenas empresas, dificultando a realização de pagamentos em dia dos seus compromissos financeiros. Neste sentido, espera-se que a redução dos juros e as medidas para reaquecer a economia que estão sendo tomadas pelo governo consigam melhorar a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas a partir do próximo ano.

As micro e pequenas empresas do ramo comercial registraram o maior nível de pontualidade de pagamentos em novembro/11, totalizando 95,1%. As empresas do setor de serviços atingiram pontualidade de 94,6% nos seus pagamentos e as do setor industrial registraram pontualidade de 94,1% nos pagamentos junto aos seus credores.

O valor médio dos pagamentos efetuados pontualmente pelas micro e pequenas empresas durante o mês de novembro/11 atingiu R$ 1.713,47 recuando 2,0% em relação ao verificado no mês imediatamente anterior (outubro/11). No acumulado de janeiro a novembro de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado, o valor médio dos pagamentos pontuais elevou-se em 9,3% (R$ 1.636,10 contra R$ 1.497,34), com altas de 9,2% no setor de comércio, 4,6% no setor industrial e de 17,7% nas empresas do setor de serviços.

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas
O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
www.serasaexperian.com.br

Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.
Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.