Últimas Notícias

Hitwise

Google Brasil segue na liderança dos buscadores no país

31/10/2011

Bing sobe no ano contra ano, mas ainda é pouco expressivo

O Google Brasil registrou 90,70% de market share de buscas no período de 12 semanas terminadas em 22 de outubro de 2011, de acordo com dados da Experian Hitwise, a ferramenta líder de inteligência digital da Experian. Em comparação ao período semelhante do ano anterior, trimestre terminado em 23 de outubro de 2010, o buscador perdeu 3,38 pontos.

O Google.com ocupa o segundo lugar no ranking, com 3,34% do market share de buscas no período de 12 semanas terminadas em 22 de outubro de 2011, crescendo 1,33 ponto percentual na preferência dos usuários em relação ao período semelhante no ano passado, em que registrou 2,00% de market share de buscas. Já o Google Portugal, com 1,95%, ocupa o terceiro lugar no ranking, tendo crescido 0.98 ponto percentual em comparação ao trimestre terminado em 23 de outubro de 2010.

O Bing Brasil, quarto colocado do ranking dos buscadores, atingiu 1,73% no período de 12 semanas terminadas em 22 de outubro de 2011. Como até meados do segundo semestre deste ano o Bing ainda não apresentava um domínio específico para o mercado brasileiro, não há dados sobre o seu share de buscas durante período semelhante do ano passado. O Yahoo! Brasil aparece em 5º lugar, com 0,99% de market share de buscas. Em período correspondente no ano passado, o buscador tinha 0,48%. A 6ª posição fica com o Bing.com, que registra 0,43%, tendo perdido 1,43 ponto percentual em relação ao período semelhante de 2010. Esta perda acentuada deve-se ao fato de que as buscas do Bing Brasil estão sendo contabilizadas separadamente desde o surgimento de um domínio específico para si.

Ainda entre os top 10 buscadores mais usados pelos usuários de internet no Brasil estão Ask.com, com 0,32% de market share de buscas, Buscador UOL (0,30%), Yahoo.com (0,07%) e Google Espanha (0,03%).

Visão Consolidada
Em uma análise consolidada, os diferentes domínios do Google somam 96,12% de todas as buscas realizadas pelos internautas brasileiros no período de 12 semanas terminadas em 22 de outubro de 2011. Em seguida, aparecem Bing (2,16%), Yahoo! (1,06%), Ask (0,33%), UOL Busca (0,30%) e Outros (0,02%).

Buscador UOL e Bing mantêm liderança na taxa de sucesso
O Buscador UOL e o Bing.com ficaram no topo do ranking de taxa de sucesso dos 10 buscadores mais relevantes na internet brasileira. No período de 12 semanas terminadas em 22 de outubro de 2011, o Buscador UOL registrou 86,09%, enquanto o Bing.com obteve 84,93%. O Bing Brasil atingiu 84,74%, enquanto o Yahoo! Brasil atingiu 80,26%. Isto significa que, para os quatro mecanismos de busca, mais de 80% das buscas executadas resultaram em visita a um site.

Já Yahoo! registrou taxa de sucesso de 79,82%, seguido do Google Espanha (71,68%), Ask.com (68,74%), Google.com (67,34%), Google Portugal (65,40%) e Google Brasil (63,39%).

Buscas com uma palavra são maioria
As buscas contendo uma palavra foram 23,72% do total daquelas realizadas no trimestre terminado em 22 de outubro de 2011, seguidas por buscas que continham duas palavras, com 20,73%, e três palavras, 20,26%. As buscas contendo quatro palavras somaram 12,59% do total, enquanto aquelas contendo cinco palavras totalizaram 9,20%.

Experian Hitwise

A Experian Hitwise é a ferramenta líder de inteligência digital da Experian que ajuda clientes a proteger e aumentar sua participação de mercado por meio da aplicação de dados de mensuração de internet. A Hitwise tem a maior amostra de usuários de internet – 25 milhões no mundo -, que permite que clientes entendam o comportamento de internet e atividade competitiva.

A Hitwise tem presença nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong, Singapura, Canadá, Brasil e China.

Mais informações sobre a Hitwise estão disponíveis em www.hitwise.com e www.hitwise.com.br.

 Experian

O grupo Experian é líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com.

# # #

 

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.