Últimas Notícias

Qualidade de Crédito das Empresas

Qualidade de crédito das empresas continua apresentando estabilidade no 3º trimestre de 2011, revela indicador Serasa Experian

21/10/2011

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas, que avalia numa escala de 0 a 100 a qualidade de crédito do setor produtivo – quanto maior, melhor a qualidade de crédito e, portanto, menor é a probabilidade de inadimplência – mais uma vez atingiu o patamar de 95,7 demonstrando, assim, um período de estabilidade que já se prolonga por três trimestres.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o processo de desaceleração da economia neste terceiro trimestre, o qual diminui o ritmo de geração de caixa das empresas, acabou sendo compensando pela retomada da redução dos juros básicos (taxa Selic), atenuando o custo financeiro. Desta forma, a qualidade de crédito das empresas acabou ficando estável na comparação com o segundo trimestre de 2011.

Análise por Porte

Na segmentação por porte do Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas, houve ligeira redução passando de 98,4 (2º trim.11) para 98,3 (3º trim.11) no indicador das grandes empresas, ao passo que nas médias o indicador apresentou-se estável em 98,4 na passagem do segundo trimestre de 2011 para o terceiro de 2011. Este comportamento se repetiu nas micro e pequenas empresas, nas quais o indicador se manteve em 95,6, o maior nível de toda a série histórica, iniciada em 2007.

A continuação do direcionamento da atividade das micro e pequenas empresas ao mercado doméstico, em expansão, e a baixa dependência ao cenário internacional, ainda bastante volátil por conta das sucessivas crises deflagradas, estão entre os fatores que justificam a manutenção na qualidade de crédito das micro e pequenas empresas ao longo destes últimos três trimestres.

Entretanto, quando comparamos a qualidade de crédito das empresas por porte, notamos que as micro e pequenas empresas, que por características próprias não conseguem financiamentos com taxas atrativas assim como têm dificuldade em oferecer garantias, continuam exibindo maior risco de inadimplência comparativamente às empresas de maior porte.

Análise Setorial

A qualidade de crédito das empresas melhorou apenas no setor comercial durante o terceiro trimestre de 2011: o indicador deste setor cresceu 0,1%, atingindo o patamar de 95,0. Já nos setores da indústria e de serviços os indicadores de qualidade de crédito mantiveram-se estáveis em 94,6 e 96,3, respectivamente.

Vale notar que o setor de serviços, comparativamente aos demais setores, ainda continua na liderança com o menor risco de crédito empresarial.

Análise por Região

No 3º trimestre de 2011, com exceção das regiões Sul e Sudeste, as demais obtiveram aumento na qualidade de crédito de suas empresas de cerca de 0,1%. A região Sul manteve-se estável e em contraponto ao desempenho das outras regiões, a  Sudeste experimentou queda de 0,1%.

Contudo, as regiões de renda per capita mais elevada continuam à frente em termos de qualidade de crédito de suas empresas, apesar do crescimento das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas avalia, trimestralmente, o risco de crédito das empresas. É construído a partir dos ratings atribuídos a cerca de 450 mil pessoas jurídicas, constantes da base de dados da Serasa Experian, com base nos modelos internos de avaliação de risco de crédito. O indicador varia numa escala de 0 a 100 e quanto maior, melhor é a qualidade do crédito (menor é a probabilidade de inadimplência). É segmentado por região geográfica, porte e setor econômico.

Você também lê esta notícia em

http://www.serasaexperian.com.brhttp://serasaexperian-serasaconsumidor-prod.s3.amazonaws.com/noticias/index.htm

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.