Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Atividade do comércio cai 0,3% em setembro, revela Serasa Experian

05/10/2011

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país recuou 0,3% em setembro na comparação com o mês anterior (ago/11), feitos os devidos ajustes sazonais. O recuo foi puxado pela queda de 0,2% verificada no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática como também, em menor grau, pela variação negativa de 0,1% do movimento dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas.

Já na direção contrária, observou-se elevação de 0,6% no movimento dos consumidores nas lojas de material de construção e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Da mesma forma, as lojas de veículos, motos e peças registraram aumento de 0,7% na movimentação de clientes em setembro/11. Já no segmento de combustíveis e lubrificantes observou-se estabilidade da movimentação no mês passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o resultado de setembro/11 aponta para um processo de desaceleração do ritmo de expansão da atividade varejista, especialmente neste segundo semestre de 2011, como reflexo dos impactos defasados do período de aperto monetário, o qual vigorou entre dezembro de 2010 e final de agosto de 2011. Neste sentido, a retomada da trajetória de redução da taxa Selic, conforme decisão recente do Banco Central, deverá amenizar, porém não reverter, o atual processo de desaceleração da atividade varejista nacional.

No acumulado anual, isto é, de janeiro a setembro de 2011, o varejo nacional registrou expansão de 9,4% em sua atividade, desacelerando-se em relação às altas acumuladas nos meses anteriores (9,6% de janeiro a julho e 9,5% de janeiro a agosto). O setor de material de construção continua na liderança com crescimento de 11,7% no acumulado de 2011, seguido pelos desempenhos de 8,8% dos combustíveis e lubrificantes e de 8,7% do setor de móveis, eletroeletrônicos e informática.

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis. Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.