Últimas Notícias

Hitwise

Países que ficam mais tempo conectados ao Facebook

27/09/2011

– Um estudo internacional sobre o uso das redes sociais pela Experian®, líder mundial em serviços de informação, revela quanto tempo as pessoas que vivem em diferentes países passam conectadas Facebook. Cingapurianos surgem no estudo como os que gastam mais tempo no site da rede social, com media de 38 minutos e 46 segundos por sessão, enquanto pessoas que vivem Brasil passam em média quase metade disso, 18 minutos e 19 segundos por sessão no Facebook.

De acordo com a análise da Experian Hitwise, a média de tempo de sessão no Facebook em agosto de 2011 em oito países variou significativamente, como destacado na tabela 1 abaixo:

Entender o tempo médio gasto no Facebook, a rede social mais usada no mundo, ilustra a importância da presença das marcas nas redes sociais. Ao se saber que um usuário de internet em Cingapura gastará, por exemplo, uma media de 38 minutos no Facebook significa dizer que uma marca pode aumentar a probabilidade de captar a atenção de um indivíduo ao promover campanhas de marketing digital por meio do Facebook. Conteúdo e propaganda convincentes acabarão por levar a um maior engajamento em redes socais e, consequentemente, a maiores volumes de vendas do site da marca ou mesmo nesta rede de relacionamento.

Ankur Shah, CEO e co-fundador da Techlightenment, uma empresa do grupo Experian, comenta: “O poder de redes sociais como o Facebook é que, em alguns aspectos, elas não têm limites e fazem do mundo um lugar muito menor. Saber o market share que as redes sociais têm em cada país e o nível de uso é a chave para o sucesso de atuação neste ambiente. Entretanto, nossa pesquisa mostra que a maneira como os indivíduos usam mídia social pode mudar e de fato muda de acordo com backgrounds culturais e pessoais – portanto, não há um modelo único quando se fala em digital. Para qualquer marca internacional ter sucesso em suas campanhas digitais, ela precisa entendes as nuances locais, digitais e pessoais que existem”.

Redes sociais comparadas ao total do uso da Internet

Rede social é um dos maiores passatempos online do mundo. Em cada país, há milhares de redes sociais, variando de 3.245 no Brasil a 9.000 no Reino Unido. Apesar de ser um dos mercados mais maduros em redes sociais, o Reino Unido tem o menor market share de visitas dedicado à categoria Redes Sociais e Fóruns (12,2%). O Brasil tem a maior porcentagem de visitas de Internet orientadas a esses sites (18,9% de uso da Internet) com 43% de todas as visitas a redes sociais no Brasil tendo sido dedicadas ao Orkut, rede social mais visitada no País, em agosto.

A tabela 2 mostra o market share da categoria Redes Sociais e Fóruns em agosto de 2011 nos oito países pesquisados:

Juliano Marcílio, presidente de Marketing Services da Experian América Latina, aponta: “Entender quanto tempo é gasto pelas pessoas no Facebook em diferentes países é vital para qualquer marca atuando em redes sociais. Como o Facebook ainda tenta estabelecer bases sólidas em mercados emergentes como Índia e Brasil, são esperados tempos mais curtos por sessão – usuários não terão tantos amigos ou grupos. Entretanto, isso não significa que as marcas devam ignorar o Facebook em tais países – com o market share do Facebook tendo aumentado 88% na Índia na comparação anual e 16% no Brasil no mesmo período, sua influência e dominância tendem a crescer”.

Usar redes sociais para aumentar o tráfego do website

Análises mais profundas de dados revelam como diferentes indústrias atraem tráfego como resultado direto das redes sociais. Usuários de redes sociais no Brasil, na Índia e em Cingapura raramente visitam sites de redes de varejo depois de terem navegado por redes sociais, o que destaca o fato de que varejistas que atuam nesses mercados têm uma oportunidade significativa de aumentar sua presença nas redes sociais, o que levará ao aumento do tráfego e das vendas nos sites. Isso contrasta com os países como Nova Zelândia, em que 9% dos varejistas recebem tráfego web diretamente de mídia social.

Entretenimento ficou no topo da lista de sites visitados depois das redes sociais nos oito países pesquisados pela Experian, com destaque para sites bastante conhecidos localmente como os da BBC iPlayer e Sky Sports.

Outros principais pontos revelados pela pesquisa foram:

  • No Brasil, a rede social número um é o Orkut, com 43% de market share. Esse número caiu 18% na comparação anual, enquanto o Facebook viu um aumento de market share entre agosto de 2010 e agosto de 2011 de 16%.
  • O país que viu maior crescimento do uso do Facebook no último ano foi a Índia, com a rede social representando um aumento de market share de 88% em agosto de 2011 em comparação com agosto de 2010.
  • Os Estados Unidos também tiveram aumento de market share do Facebook de 5% no ano contra ano.
  • Em Cingapura, 18% dos usuários vão de uma rede social para a outra diretamente, sem passar por outros sites, o que demonstra sua paixão pelas ferramentas.

Você também lê esta notícia em

http://www.serasaexperian.com.brhttp://serasaexperian-serasaconsumidor-prod.s3.amazonaws.com/noticias/index.htm

Sobre a Experian Hitwise

A Experian Hitwise é uma ferramenta líder de inteligência digital da Experian que ajuda clientes a proteger e aumentar sua participação de mercado por meio da aplicação de dados de mensuração de internet. A Hitwise tem a maior amostra de usuários de internet – 25 milhões no mundo -, que permite que clientes entendam o comportamento de internet e atividade competitiva.
A Hitwise tem presença nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong, Singapura, Canadá, Brasil e China.
Mais informações sobre a Hitwise estão disponíveis em http://www.hitwise.com e www.hitwise.com.br

 Experian

O grupo Experian é líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.