Últimas Notícias

Notícias

O Dobro de chances de ser vítima de fraudes

06/09/2011

Risco aumenta em vésperas e durante feriado. Serasa Experian firmou parceria com o HSBC para deixar disponível aos clientes da instituição o serviço de cadastramento de documentos roubados para protegê-los contra o uso indevido de seus dados

Quem teve documentos roubados ou perdidos já comprovou que a dor de cabeça de cabeça de tirar uma nova via não é nada comparada com os transtornos de ser surpreendido por cobranças indevidas e descobrir que outra pessoa está utilizando seus dados para efetuar compras. Segundo levantamentos da Serasa Experian, o risco de ser vitima de fraude é 120% maior para quem tem um de seus documentos roubados, perdidos, extraviados ou clonados. Os estudos apontam ainda que as fraudes aumentam 25% em vésperas e durantes os feriados.

Desde 2007, a Serasa Experian mantém gratuitamente à disposição do consumidor o Serviço de Documentos Roubados. Quem for vítima de roubo ou perder seus documentos pode cadastrar de maneira prática e segura cheques e documentos como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor.

Diante do risco de fraude, a Serasa Experian e o HSBC firmaram uma parceria para deixar disponível o serviço de documentos roubados com o objetivo de proteger os clientes da instituição contra os golpes. “Muitas vezes a pessoa que tinha seus dados roubados avisava o banco, mas não conseguia alertar o mercado em geral. Se o consumidor cadastrar as informações no serviço da Serasa Experian, automaticamente todos os clientes que utilizam nossas soluções recebem uma mensagem alertando que aquele documento foi roubado”, diz o gerente de soluções antifraudes da Serasa Experian, Celso Rodrigues.

Os clientes do HSBC que tiverem seus documentos roubados, perdidos, extraviados ou clonados podem fazer o registro da ação no banner do serviço do site www.hsbc.com.br. Para fazer o cadastramento diretamente na Serasa Experian basta entrar no link www.serasaexperian.com.br/servicos/cadastro/ ou ir até uma das agências espalhadas por todo o Brasil.

Após a realização do cadastro, a informação é disponibilizada provisoriamente por um período de dez dias. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro de dez dias um boletim de ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian. A partir do cadastramento, de imediato as informações ficam disponíveis em todo o território brasileiro e só deixam o banco de dados da Serasa Experian após o pedido do consumidor. Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por três dias, tempo para o correntista avisar o banco, fazer o boletim de ocorrência e sustar os cheques.

Quem já teve os documentos roubados, fez Boletim de Ocorrência, e ainda não registrou as informações no serviço da Serasa Experian, também pode fazer o cadastramento. Essas medidas podem evitar que seus documentos sejam usados em golpes futuros.

Comércio – Saiba como se proteger contra fraudes e golpes

Assim como o consumidor, o comércio também pode ser vítima de fraude, como atender em sua empresa golpistas se passando por consumidores que tiveram seus documentos roubados ou perdidos. Para auxiliar o comerciante, a Serasa Experian mantém o serviço Alerta de Identidade. Por meio dele, o lojista informa o CPF do cliente e a Serasa Experian fornece uma nota de risco para essa transação. Ao fazer uma consulta por meio do serviço, o lojista evita a utilização indevida de dados e protege a identidade do titular legítimo dos documentos apresentados para o pedido de financiamento, garantindo que aquela transação foi realmente requerida e autorizada pelo consumidor. E, mais importante para seu negócio, evita um prejuízo certo.

De acordo com o gerente de soluções antifraudes da Serasa Experian, Celso Rodrigues, pequenas atitudes podem ajudar a reduzir as tentativas de golpes. “Se o comerciante conseguir identificar que aquele documento não é da mesma pessoa que se apresenta na loja, ou que os dados informados são inconsistentes, as chances de ele evitar prejuízos aumentam consideravelmente”.

Rodrigues dá as principais dicas para o empresário se precaver. “Peça sempre dois documentos originais e verifique se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras; confirme a relação de endereço e telefone e analise atenciosamente o comprovante de residência com o nome apresentado nos documentos”, diz. Se ainda assim o empresário não estiver totalmente seguro, o gerente da Serasa Experian recomenda que o ideal é pedir que uma parte do pagamento seja feito à vista, ou até decidir pela venda somente à vista.

Para mais informações sobre a solução de prevenção a fraudes da Serasa Experian acesse www.alertadeidentidade.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

HSBC

HSBC Bank Brasil é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em 87 países das Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania. Mais informações: www.hsbc.com.br.

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.