Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Atividade do comércio cresceu 0,7% em agosto

05/09/2011

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 0,7% em agosto na comparação com o mês anterior (jul/11), já ajustado sazonalmente. O resultado mensal de agosto/11 foi uma recuperação após dois meses seguidos de fraco desempenho da atividade varejista (queda de 0,1% em junho/11 e alta de apenas 0,2% em julho/11).

A alta de 0,7% em agosto foi puxada pelo crescimento de 5,6% do segmento de veículos, motos e peças e pela expansão de 3,0% no segmento de material de construção. Também o setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios exibiu boa movimentação, registrando elevação de 2,0% no mês passado. O único segmento do varejo que exibiu recuo em sua atividade, no mês de agosto, foi o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, registrando queda de 1,6% na comparação com julho/11.

No acumulado anual, isto é, de janeiro a agosto de 2011, o varejo nacional registrou expansão de 9,5% em sua atividade, uma pequena desaceleração comparativamente à alta de 9,6% apontada no acumulado de janeiro a julho de 2011. O setor de material de construção continua na liderança deste processo com crescimento de 11,8% no acumulado de 2011, seguido pelo desempenho de 9,0% do setor de móveis, eletroeletrônicos e informática. No outro extremo, o segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios acusa recuo de 0,2% no acumulado do ano.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a atividade varejista em agosto foi impactada favoravelmente pelas boas vendas do Dia dos Pais, as quais cresceram 8,8% segundo levantamento realizado pela Serasa Experian, divulgado no último dia 15 de agosto. Além disto, a robustez do mercado de trabalho, com as taxas de desemprego em níveis historicamente baixos e com ganhos reais de salários, tem conferido sustentação ao crescimento da atividade varejista nacional neutralizando, em parte, os efeitos restritivos oriundos dos juros mais elevados e das condições de crédito mais restritivas. Neste sentido, a retomada da trajetória de redução da taxa Selic, conforme decisão recente do Banco Central, deverá amenizar (ou até mesmo interromper) o atual processo de desaceleração da atividade varejista nacional.

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.  As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Você também lê esta notícia por meio de nosso site, em

http://www.serasaexperian.com.brhttp://serasaexperian-serasaconsumidor-prod.s3.amazonaws.com/noticias/index.htm

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.