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Inadimplência das Empresas

Inadimplência das empresas têm menor elevação em quatro anos, revela Serasa Experian

30/08/2011

A inadimplência das pessoas jurídicas cresceu 4,5% em julho, na comparação com junho último, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas. Foi a menor evolução mensal verificada pera um mês de julho desde 2007. Já nas variações anual e acumulada, a inadimplência dos negócios apresentou elevação. Na relação de julho de 2011 sobre julho de 2010, a alta foi de 16,1%. Na comparação entre os acumulados de janeiro a julho de 2011 e 2010, por sua vez, o crescimento foi de 13,6%.

Para os economistas da Serasa Experian, a inadimplência das empresas vem sendo determinada pela política monetária restritiva, baseada na elevação dos juros para controle da inflação. No caso das empresas, os aspectos mais danosos são o encarecimento do capital de giro e a desaceleração gradual da atividade econômica.

Além disso, o crescimento de 4,5% na inadimplência das empresas em julho, na comparação com junho, também é justificado pela menor base de comparação, pois no sexto mês o indicador registrou uma queda de 4,2%, na base mensal.

O fato de que todos os componentes do indicador tenham apresentado crescimento, com exceção das dívidas bancárias, reafirma que as empresas possuem dificuldades pontuais, sobretudo com o custo financeiro. De qualquer forma, a evolução da inadimplência dos negócios em julho é a menor em quatro anos, o que mostra que está sob controle.

Valor médio das dívidas

De janeiro a julho, o valor médio das dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água), foi de R$ 736,26, o que representou uma elevação de 0,3%, na comparação com igual período do ano anterior.

Quanto às dívidas com bancos, o valor médio verificado de janeiro a julho foi de R$ 5.059,40, com alta de 6,9% ante o mesmo acumulado de 2010.

Os títulos protestados, por sua vez, registraram nos sete primeiros meses de 2011 um valor médio de R$ 1.752,53, ocasionando um crescimento de 7,7%, quando comparado com o período de janeiro a julho do ano anterior.

Por fim, os cheques sem fundos tiveram, de janeiro a julho, um valor médio de R$ 2.069,58, representando um aumento de 2,2% sobre igual acumulado de 2010.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas, por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. O indicador considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados e dívidas vencidas com instituições financeiras.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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