Últimas Notícias

Hitwise

Google Brasil cai, mas ainda detém 88% das buscas na internet, segundo dados do Hitwise

01/08/2011

Google Brasil cai, mas ainda detém 88% das buscas na internet

O Hitwise, um serviço líder global de inteligência digital da Serasa Experian, anunciou hoje que, exceto o Google Brasil, os demais buscadores entre os top 10 cresceram na preferência das buscas dos usuários de internet no País na comparação ano a ano.

No período de 12 semanas terminadas em 16 de julho de 2011, o Bing, segundo colocado do ranking das buscas, cresceu 189,57% em comparação ao período correspondente do ano passado terminado em 17 de julho de 2010, saindo de 1,63% há um ano e atingindo 4,72% de market share de buscas no período mais atual.

 

 

Nesse mesmo período, o Google Brasil, que continua líder absoluto em buscas, caiu 5,85%, saindo de 94,29% para 88,77%.

 

Entre os Top 10 buscadores mais utilizados pelos internautas brasileiros que observaram crescimento no período de comparação estão ainda o Google.com, em terceira posição com 3,09% de share de buscas, seguido do Google Portugal, com 1,68%; o Yahoo! Brasil, com 0,91%; o buscador do UOL, com 0,31%; o Ask.com, com 0,30%; o Yahoo.com, com 0,057%; o Google Espanha, com 0,038% e o Google Reino Unido, com 0,023%.

 

Os dados do Hitwise fornecem informações semanais sobre a interação de 500 mil pessoas espalhadas geograficamente de maneira que representem a distribuição da população online brasileira, e medem a sua interação com mais de 400 mil websites nacionais e internacionais.

Buscador UOL e Bing mantêm liderança na taxa de sucesso

O Bing e o Buscador UOL ficaram no topo do ranking de taxa de sucesso dos 10 buscadores mais relevantes na internet brasileira. No período de 12 semanas terminadas em 16 de julho de 2011, o Bing registrou 83,84%, enquanto o Buscador UOL obteve 82,14%. O Yahoo! Brasil atingiu 80,59% e o Yahoo! Chegou a 80,27%. Isto significa que, para os quatro mecanismos de busca, mais de 80% das buscas executadas resultaram em visita a um site. Já o Google Espanha registrou taxa de sucesso de 70,79%, seguido do Ask.com (69,07%), Google Reino Unido (68,78%), Google Portugal (67,52%), Google Brasil (67,31%) e Google.com (66,43%).

 

Buscas com uma palavra são maioria

As buscas contendo uma palavra foram 21% do total daquelas realizadas no trimestre terminado em 16 de julho de 2011, seguidas por buscas que continham três palavras, com 20,49%, e duas palavras, 20%. As buscas contendo quatro palavras somaram 13,38% do total, enquanto aquelas contendo cinco palavras totalizaram 9,94%.

 

Sobre o Hitwise

Hitwise é um serviço da Serasa Experian para medição de market share na internet. Ele mede as visitas e as buscas feitas pelos usuários que fazem parte do seu painel. O painel é formado por cerca de 500 mil pessoas espalhadas geograficamente de maneira que representem a distribuição da população online brasileira. Assim, fornece métricas semanais e mensais sobre o comportamento de busca e o comportamento de navegação em percentual (share) de visitas, páginas vistas, tempo médio de visita, termos de busca que geram visitas a um determinado site ou grupo de sites, termos de busca que mais crescem, entre outros. O serviço também permite acesso a dados históricos e quebras por estado e por região.

É utilizado por anunciantes, veículos e agências para elaboração de planos de mídia, programas de afiliados, campanhas de marketing de busca (SEM e SEO) e monitoramento da concorrência. Os dados consideram diversos browsers, múltiplas janelas e abas simultâneas, não são afetados por sistemas que apagam cookies do navegador e desconsideram atividade artificial e/ou atividade não solicitada (pop-ups, spiders, redirecionamento automático, etc.).

Além do Brasil, está presente nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Índia, Singapura e Hong Kong. Possui mais de 1.500 clientes no mundo em diversos setores da economia, como bancos, varejo, turismo, portais de internet e ferramentas de busca. Atualmente mensura cerca de 25 milhões de pessoas globalmente.

www.twitter.com/hitwise_br
www.hitwise.com.br

Sobre a unidade de Marketing Services da Serasa Experian

O Hitwise faz parte do portfolio de produtos da Unidade de Marketing Services da Serasa Experian, que oferece ao mercado soluções eficazes e inovadoras para entendimento, prospecção, rentabilização e fidelização de clientes, entre elas ferramentas para marketing direto, marketing analítico e marketing digital.

www.serasaexperian.com.br/marketingservices

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

# # #

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.