Últimas Notícias

Cidadania Empresarial

Programa de Empregabilidade da Serasa Experian é objeto de estudo de caso de Universidade canadense

27/06/2011

Implementado em 2001, o Programa Serasa Experian de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência foi escolhido pela antropóloga Kali Stull, pesquisadora do McGill Institute for Health and Social Policy, vinculado à McGill University do Canadá, como um caso de sucesso a ser analisado. A pesquisa do órgão tem o objetivo de levantar os fatores que possibilitam a eficiência do programa, a fim de que sirva de exemplo a ser desenvolvido por companhias de diferentes países.

Além do programa da Serasa Experian, outros 9 pesquisadores do instituto estão estudando, simultaneamente, ações bem sucedidas de inclusão profissional de pessoas com deficiência na Índia, na Inglaterra, nos EUA, na Dinamarca, na Suécia, na Noruega e no Peru.

Para estudar o Programa de Empregabilidade da Serasa Experian, o órgão enviou ao Brasil a antropóloga Kali Stull, que ficará dois meses no país. Neste período, Kali, que descobriu a iniciativa da Serasa Experian por meio de um colega de trabalho brasileiro, vai entrevistar empresas parceiras, além de profissionais com deficiência qualificados pelo programa. Quando voltar ao Canadá, a pesquisadora, vai preparar seu relatório, cuja conclusão está prevista para fevereiro de 2012.

Os resultados obtidos pelos pesquisadores serão apresentados em um Fórum realizado pelo Instituto McGill para Saúde e Política Social. Os relatórios ainda podem vir a ser publicados em revistas acadêmicas ou outros veículos. O conhecimento resultante das pesquisas também será utilizado em conferências e outros fóruns sobre políticas de inclusão de pessoas com deficiência.

Sobre o programa

O Programa de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência da Serasa Experian configura-se como uma experiência-modelo, passível de ser apoiada por outras empresas em todo o Estado de São Paulo. A proposta-modelo prevê a qualificação das pessoas com deficiência, com o objetivo de viabilizar sua contratação junto a essas empresas parceiras, após 415 horas de treinamento distribuídas em dois módulos.

Qualificação

O Módulo 1 do treinamento abrange competências universais: equilíbrio emocional, raciocínio analítico, trabalho em equipe e negociação. O Módulo 2 compreende competências técnicas com aulas de informática, língua portuguesa, matemática financeira, rotinas administrativas e educação financeira.

A metodologia do programa também contempla a preparação das empresas e de suas lideranças para que recebam adequadamente as pessoas com deficiência, após a qualificação.

O Programa de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência, lançado a partir da Serasa Experian com a Secretaria, é inovador, na medida em que envolve as empresas signatárias desde a indicação dos candidatos, acompanhamento do treinamento e inclusive realização da parte final da capacitação já no futuro ambiente de trabalho. Assim, o treinando já é envolvido em sua provável rotina de trabalho diária e entrosado com os profissionais com os quais interagirá, num processo de comprometimento direto da empresa apoiadora.

Os critérios para seleção são: apresentar deficiência física, visual, intelectual ou auditiva, ser maior de 16 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio ou ser universitário. Além disso, é necessário apresentar potencial, avaliado pela facilidade de aprendizagem, grau de independência e autonomia e autoestima elevada.

Durante a qualificação, as pessoas com deficiência recebem uma bolsa-auxílio, mais auxílio alimentação e auxílio transporte.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.