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Pontualidade de Pagamentos

Pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas cai pelo terceiro mês seguido, revela Serasa Experian

20/06/2011

A pontualidade de pagamento dasmicro e pequenas empresas recuou para 94,5% em maio de 2011, vindo de 94,6% no mês imediatamente anterior. Isto significa que, durante o mês passado, a cada 1.000 pagamentos realizados, 945 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (maio/2010), a pontualidade de pagamentos recuou 0,7 ponto percentual (em maio de 2010 a pontualidade havia sido de 95,2%), perfazendo a terceira queda interanual consecutiva do indicador.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta dos juros e o consequente aperto nas condições de crédito estão produzindo efeitos adversos sobre o custo financeiro e o caixa das micro e pequenas empresas, afetando negativamente a pontualidade de pagamentos junto aos seus credores, financeiros e operacionais.

Em maio/11 as maiores quedas interanuais (em comparação a maio de 2010) na pontualidade de pagamentos ocorreram nas micro e pequenas empresas industriais (recuo de 0,8 ponto percentual) e de serviços (queda de 1,4 ponto percentual). Já nas micro empresas do setor comercial houve recuo anual de 0,2 ponto na pontualidade de pagamento em maio/11. Tal resultado foi motivado pelas boas vendas do Dia das Mães neste ano de 2011, contribuindo para melhorar a geração de caixa das micro e pequenas empresas varejistas no mês passado neutralizando, ainda que parcialmente, as maiores pressões dos custos financeiros.

O valor médio dos pagamentos efetuados pontualmente pelas micros e pequenas empresas durante o mês de maio atingiu R$ 1.741,55, subindo 6,1% em relação ao verificado no mês imediatamente anterior (abril/11). No acumulado dos primeiros cinco meses de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado, o valor médio dos pagamentos pontuais elevou-se em 3,4% (R$ 1.550,42 contra R$ 1.499,84).

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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