Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito desacelera em ritmo lento

07/06/2011

De acordo com Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito cresceu 11,2% em maio/11 com relação mês imediatamente anterior (abril/11). Na comparação com o mesmo mês do ano passado (maio/10), a busca do consumidor por crédito cresceu 11,9%. Com este resultado, a variação acumulada no ano caiu de 12,4% (janeiro a abril de 2011) para 12,3% (janeiro a maio de 2011), revelando que a procura do consumidor por crédito encontra-se em desaceleração, porém em ritmo bastante lento.

A alta mensal de 11,2%, com relação a abril/11, explica-se pela maior quantidade de dias úteis em maio (22, contra 19 em abril), em decorrência do feriado prolongado dos dias 21 e 22 do mês passado.

Em termos da variação acumulada anual, a lenta desaceleração da demanda do consumidor por crédito ainda deverá ocasionar elevações adicionais da taxa básica de juros (taxa Selic), por parte do Banco Central. Segundo os economistas da Serasa Experian, isso deve ocorrer no intuito de se prosseguir no controle da demanda agregada, visando a contribuir para a convergência da trajetória da inflação corrente à sua meta.

 Análise por classe de renda pessoal mensal 

Os consumidores de baixa renda (que ganham até R$ 500 por mês) figuram na liderança da busca por crédito neste ano de 2011. No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, a expansão registrada por esta classe de renda foi de 37,1%. Em segundo lugar, aparecem os consumidores que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês, com alta de 18,8%.

Por sua vez, o menor ritmo de crescimento da demanda por crédito foi registrado pelos consumidores cuja renda mensal situa-se entre R$ 1.000 e R$ 2.000: alta de apenas 5,2% em relação aos primeiros cinco meses de 2010.

As demais classes de renda apresentaram avanços em suas demandas por crédito variando entre 12,4% (renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000) e 14,4% (ganhos mensais entre R$ 500 e R$ 1.000) na comparação com os cinco primeiros meses do ano passado.

 Análise por região

Em maio, a maior alta da demanda dos consumidores por crédito ocorreu na região Nordeste: crescimento de 13,3% em relação a abril/10. A região Sul veio logo em seguida com alta de 12,8% em relação ao mês passado.

Da mesma forma, os consumidores da região Nordeste foram os que mais cresceram suas demandas por crédito ao longo dos primeiros cinco meses de 2011: alta de 16,2% frente ao mesmo período do ano passado. Nas demais regiões do país, os crescimentos das demandas por crédito oscilaram em uma faixa bem mais estreita, indo de 10,6% (região Sul) a 12,5% (região Norte).

 

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

 Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis. Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

 Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.