Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Atividade do comércio cresceu 1,2% no mês de maio, revela Serasa Experian

02/06/2011

A atividade do comércio exibiu crescimento mais moderado em maio de 2011. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 1,2% no mês passado, comparativamente ao mês imediatamente anterior (abr/11), já descontadas as influências sazonais.

Em abril/11, a alta havia sido de 2,6% em relação a março/11, também neste mesmo critério de comparação. Na variação anual, isto é, contra o mesmo mês do ano passado (maio/10), a atividade do comércio em maio foi 11,0% superior a maio/10, ritmo anual praticamente idêntico ao verificado na comparação abril/11 contra abril/10 (+10,9%). No acumulado dos primeiros cinco meses deste ano, o movimento dos consumidores no varejo foi 9,5% superior ao verificado no período de janeiro a maio de 2010.

A alta de 1,2% em maio foi puxada pelos crescimentos de 2,6% no segmento de veículos, motos e peças e de 2,0% no segmento de material de construção. Os segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática, combustíveis e lubrificantes, e tecidos, vestuário, calçados e acessórios exibiram variações mensais positivas próximas a 1,0% em maio/11. Apenas o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas exibiu recuo no movimento em maio deste ano: queda de 3,2% em relação a abril/11. Este fato deveu-se ao excelente desempenho que este setor exibiu em termos de vendas de produtos relacionados à Páscoa que, neste ano, caiu em abril, provocando elevação de 4,3% no movimento varejista deste segmento na comparação com março/11.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, apesar da moderação da expansão do varejo verificada em maio (alta de 1,2%), este ritmo é bastante robusto, revelando que as medidas de fiscais e monetárias de combate à inflação até agora adotadas pelo governo, têm produzido efeitos ainda muito limitados no que se refere à contenção do consumo privado. Neste sentido, é de se esperar novas medidas adicionais nesta direção (por exemplo, continuidade da elevação dos juros), devendo produzir impactos mais significativos sobre a atividade do comércio e da economia como um todo ao longo do segundo semestre do ano.

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.  As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial é construída a série do indicador. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

 Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.