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Pesquisa de Expectativa Empresarial

Varejistas esperam o melhor Dia dos Namorados em cinco anos

30/05/2011

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2011 apurou que 57% dos principais executivos do varejo nacional esperam aumentar seu faturamento, na comparação com a mesma data de 2010, quando 54% dos varejistas tinham a mesma percepção. Esta é a maior parcela de otimistas para o Dia dos Namorados desde 2006, quando essa data foi avaliada pela primeira vez. Em 2011, 30% esperam manter o faturamento verificado no ano passado e 13% acreditam em queda.

Na abordagem por porte, 75% das grandes empresas do varejo apostam em crescimento do faturamento na data, na comparação com 2010. Nessa mesma direção, são 65% dos entrevistados na média empresa e 57% nas pequenas.

Na análise regional, Centro-Oeste tem a maior parcela de varejistas que esperam ampliar seu faturamento na data, são 65%. Na sequência estão Nordeste com 62% dos varejistas; Sudeste com 56%; Sul com 53% e Norte com 44%.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2011 entrevistou 1.015 empresas, em todo o Brasil, e foi a campo de 9 a 16 de maio deste ano.

Gasto com presentes

Para os varejistas de todo o país, 27% dos consumidores gastarão até R$ 50 com o presente do Dia dos Namorados; 39% entre R$ 51 e R$ 100; 25% entre R$ 101 e R$ 200; 6% entre R$ 201 e R$ 300; 2% entre R$ 301 e R$ 500 e 1% com gastos acima de R$ 500. É a primeira vez que a faixa de valores dos presentes é levantada para a data.

Os namorados do Norte gastarão mais com presentes. A região tem a maior parcela  de varejistas (25%) do país apostando em presentes acima de R$ 201.

Presentes

Neste Dia dos Namorados, os varejistas apontam que os presentes mais ofertados serão roupas, sapatos e acessórios 29%; perfumaria e cosméticos 22%; celular e smartphone 19%; flores 12%; chocolates e doces 6%; joias e relógios 5%; eletrônicos 3%; títulos em Blu-Ray, DVD, CD e livros 1%; eletrodomésticos 1%; refeição comemorativa em restaurante 1% e viagem 1%.

No Dia dos Namorados 2010, os presentes mais demandados foram roupas, sapatos e acessórios 22%; perfumaria e cosméticos 19%; celular e smartphone 25%; flores 15%; chocolates e doces 5%; joias e relógios 5%; eletrônicos 4%; títulos em Blu-Ray, DVD, CD e livros 1%; eletrodomésticos 1% e outros 3%.

Composição das vendas

Neste Dia dos Namorados, 46% das vendas serão à vista e 54% a prazo. Na mesma data de 2010, esta relação era 51% e 49%, respectivamente.

Meios de Pagamento

Neste Dia dos Namorados, as vendas à vista serão compostas 38% em dinheiro; 26% em cartão de crédito; 19% em cartão de débito; 15% em cheque; 1% em cartão da própria loja e 1% em outros. Nas vendas a prazo, 51% em cartão de crédito parcelado; 25% em cheque pré-datado; 17% em financiamento ou crediário; 3% em cartão de débito parcelado; 2% em cartão da própria loja parcelado e 2% em outros.

No Dia dos Namorados 2010, as vendas à vista foram realizadas 41% em dinheiro; 23% em cartão de crédito; 18% em cartão de débito; 16% em cheque; 1% em cartão da própria loja e 1% em outros. Nas vendas a prazo, 41% foram feitas em cartão de crédito parcelado; 32% em cheque pré-datado; 18% em financiamento ou crediário; 4% em cartão da própria loja parcelado; 3% em cartão de débito parcelado e 2% outros.

Perfil do parcelamento

Realizado pela primeira vez para o Dia dos Namorados, o perfil do parcelamento das vendas a prazo é o seguinte: cheque pré-datado em até quatro parcelas e cartão de crédito, financiamento e crediário em até seis pagamentos.

Comentário

O varejo espera mais um bom resultado de faturamento em data especial de 2011. Neste Dia dos Namorados a parcela de empresários (57%) otimistas, além de ser recorde para a data, está próxima à registrada no Dia das Mães (59%). O que é um bom sinal para o setor.

A cada ano, o Dia dos Namorados vai assumindo maior representatividade para o varejo e está cada vez mais próximo do Dia das Crianças, que é a 3ª melhor data.

Para viabilizar o faturamento maior, o varejo deve empreender promoções, muitas em parceria com a indústria. O parcelamento das vendas ao consumidor deverá ser facilitado, tanto que, como mostra a pesquisa, o varejo espera que o consumidor compre mais a prazo.

No que diz respeito ao valor do presente, a maior parte dos consumidores (66%) deverá gastar até R$ 100. Chama a atenção, na comparação com o Dia dos Namorados 2010, que os presentes que serão mais ofertados nesta data de 2011 têm uma ampla possibilidade de preços, tais como roupas, sapatos e acessórios; perfumaria e cosméticos e chocolates e doces. Consumidores mais endividados comprarão produtos de menor valor agregado e novamente financiar.

Quanto aos meios de pagamento à vista, deve-se notar que caiu a participação das compras com dinheiro entre o Dia dos Namorados 2011/2010, por conta da utilização crescente dos cartões de crédito e de débito.

Nas vendas a prazo, destaca-se a grande evolução dos cartões de crédito, que eram 41% dos parcelamentos no Dia dos Namorados 2010 e nesta data de 2011 devem alcançar 51%.

De forma geral, o Dia dos Namorados 2011 selará mais um semestre de muito sucesso para o varejo.

Metodologia

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para as datas comemorativas do varejo começou a ser desenvolvida em 2005. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra de empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

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