Últimas Notícias

Pontualidade de Pagamentos

Aperto no crédito já afeta a pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas, revela Serasa Experian

20/05/2011

A pontualidade de pagamento dasmicro e pequenas empresas atingiu o patamar de 94,6% em abril de 2011. Isto significa que, durante o mês passado, a cada 1.000 pagamentos realizados, 946 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Foi a segunda queda interanual consecutiva (em abril de 2010 a pontualidade havia sido de 94,7%), após o indicador manter-se por 22 meses em elevação.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta dos juros e o consequente aperto nas condições de crédito já estão produzindo efeitos adversos sobre o custo financeiro e o caixa das micro e pequenas empresas, gerando alguma diminuição na pontualidade de pagamentos aos seus credores, financeiros e operacionais.

Em abril as maiores quedas interanuais (em comparação a abril de 2010) na pontualidade de pagamentos ocorreram nas micro e pequenas empresas industriais (recuo de 0,74 ponto percentual) e de serviços (queda de 0,81 ponto percentual). Já nas micro empresas do setor comercial houve elevação de 0,35 ponto na pontualidade de pagamento em abril. Tal resultado foi motivado pelas boas vendas do feriado da Páscoa neste ano de 2011, contribuindo para melhorar a geração de caixa das micro e pequenas empresas varejistas no mês passado.

O valor médio dos pagamentos efetuados pontualmente pelas micros e pequenas empresas durante o mês de abril atingiu R$ 1.641,70, subindo 21,1% em relação ao verificado no mês imediatamente anterior (março/11). Vale lembrar que, por conta do feriado de carnaval, o valor médio dos pagamentos pontuais efetuados em março/11 foi bastante reduzido (R$ 1.355,70). No acumulado do primeiro quadrimestre de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado, o valor médio dos pagamentos pontuais elevou-se ligeiramente em 0,88% (R$ 1.502,64 contra R$ 1.489,56).

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxilia 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.