Últimas Notícias

Certificado Digital

Certificação Digital tornará mais prático com Conectividade Social

11/05/2011

Entrou em vigor neste mês de maio o Conectividade Social ICP. Significa que os empregadores que realizam operações do FGTS com a Caixa Econômica Federal utilizando o Conectividade Social, um canal de relacionamento desenvolvido pela Caixa, passam a fazer o acesso utilizando a certificação digital padrão ICP-Brasil. A novidade vai proporcionar muitos benefícios para empresas, contabilistas, prefeituras, delegacias do trabalho, sindicatos e instituições financeiras pelo aumento da praticidade e segurança que oferece.

O Conectividade Social ICP permite a transmissão via internet, com validade jurídica, dos arquivos gerados pelo programa Sefip (Sistema de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), eliminando o envio de disquetes ao banco com as informações do recolhimento do FGTS ou prestação de informações à Previdência.

Com o novo Conectividade Social ICP, a empresa poderá fazer a transmissão online de arquivos de FGTS sem que, para isso, precise instalar softwares, uma vez que a certificação digital confere integridade, confiabilidade e maior segurança no tráfego de informações eletrônicas.

“O acesso ao novo Conectividade Social ICP será 100% web, por meio do endereço https://conectividade.caixa.gov.br e o novo canal conterá todas as funcionalidades do FGTS disponíveis atualmente no aplicativo cliente do Conectividade Social (CNS) e no aplicativo “Conexão Segura”. Por meio de um único ambiente será possível enviar arquivos SEFIP e GRRF, solicitar e receber relatórios, retificar cadastro e comunicar movimentação do empregado, dentre outros serviços”, informa a Caixa, em suas circulares 547 e 548, de abril de 2011.

Pelo novo sistema com certificação digital, a procuração eletrônica também melhorou. “Agora é possível que o empregador ou escritório de contabilidade conceda procurações eletrônicas aos seus próprios empregados, para que realizem as operações no canal com utilização de seus próprios certificados de Pessoa Física, em nome do concessor dos direitos. Isto reforça a segurança e facilita o acompanhamento do empregador”, explica a Caixa em sua circular de abril.

“A adoção da certificação digital ICP-Brasil pelo Conectividade Social representa um avanço muito significativo nesse canal de relacionamento, porque casa as facilidades da internet com a segurança e a validade jurídica que essas operações requerem, com um custo benefício muito positivo”, analisa Igor Ramos Rocha, presidente de Identidade Digital da Serasa Experian.

A Caixa estabeleceu um cronograma de adesão das empresas ao novo sistema. Primeiramente, os empregadores com mais de 500 empregados (veja tabela abaixo). As empresas com até 5 empregados, tem um escalonamento de acordo com o primeiro número do CNPJ ou CEI, e o prazo inicial para elas é a partir de 4 de julho de 2011.

 

EMPRESAS (detentores de CNPJ ou CEI)

PRAZO

com mais de 500 empregados de 02/05/2011 até 13/05/2011
com 21 a 500 empregados de 16/05/2011 até 03/06/2011
com 6 a 20 empregados de 06/06/2011 até 01/07/2011

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior

Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.