Últimas Notícias

Notícias

Experian fará aquisição de participação majoritária na Computec

03/05/2011

A Experian, empresa global de serviços de informação, anuncia que assinou um acordo definitivo para a aquisição da maioria das ações da Computec S. A., uma empresa líder na América Latina de serviços de informação de crédito baseada na Colômbia. A Computec é empresa listada publicamente na Bolsa de Valores da Colômbia e fez um comunicado às autoridades do país com relação ao acordo definitivo. O preço de oferta é COP$ 10.419 por ação, o equivalente a uma avaliação de COP$ 736 bilhões por 100% do capital (aproximadamente US$ 400 milhões). A transação é sujeita à aprovação regulatória e o lançamento de uma oferta pública de remoção de ações de lista deve ser concluída no segundo semestre do ano.

A Computec domina o mercado liderando o bureau de crédito na Colômbia, incluindo o mais extensivo banco de dados desse país sobre o comportamento de crédito dos consumidores. Os produtos da Computec incluem a provisão online de relatórios de crédito, scores, ferramentas de validação de identidade e serviços de prevenção a fraude. A companhia atende uma base diversa de consumidores na cadeia de serviços financeiros, telecomunicações e outros segmentos da indústria. A Computec também provê serviços de outsource de documentos para clientes B2B, como design de documentos, produção e entrega. Além disso, é dona do único bureau de crédito da Venezuela e de um bureau em estágio inicial de desenvolvimento no Peru.

A aquisição do controle acionário irá reforçar ainda mais a presença da Experian na América Latina, contribuindo para a construção de uma posição de liderança de mercado que a Experian estabeleceu no Brasil. Ao avaliar as oportunidades para a Computec e as perspectivas de crescimento do mercado de crédito colombiano, a Experian encontrou muitas similaridades na comparação com a avaliação feita na época da aquisição da participação majoritária da Serasa, no Brasil, em 2007.

A Computec foi fundada em 1968, com operações de bureau na Colômbia tendo início em 1981. No ano terminado em 31 de dezembro de 2010, a Computec gerou receita consolidada  de COP$ 157 bilhões, dos quais mais de 85% gerados pela Colômbia, com saldo na Venezuela e no Peru. A receita operacional consolidada1 foi de COP$ 41,7 bilhões. Em 31 de dezembro de 2010, a Computec tinha ativos brutos de COP$ 141 bilhões. A transição deve ser financiada com recursos financeiros existentes.

“Como mostra o anúncio feito hoje, estamos comprometidos com a aceleração do crescimento das nossas operações na América Latina. O aumento da presença da Experian em mercados de alto crescimento, como a Colômbia, é parte chave de nossa estratégia. Já temos presença forte na América Latina, com operações – no Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica e México. A perspectiva de combinar o bureau de crédito da Computec com a expertise global da Experian representa uma nova e interessante proposta aos clientes e consumidores colombianos”, afirma Ricardo Loureiro, presidente da Experian América Latina.

1 Receita operacional consolidada é antes de juro, ganhos cambiais, lucro na alienação de negócios e impostos.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.