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Pesquisa de Expectativa Empresarial

Mesmo com as restrições ao crédito, varejistas esperam um bom Dia das Mães em 2011

19/04/2011

Varejistas de todo o país esperam um bom Dia das Mães, de acordo com Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial – Dia das Mães 2011. São 59% acreditando no aumento de seu faturamento na data, em relação ao Dia das Mães de 2010, 31% achando que permanecerá igual à mesma data de 2010 e 10% apostando em queda. Na mesma data do ano passado, 60% dos varejistas estimavam alta de seu faturamento, 33% estabilidade e 7% queda.

O Dia das Mães 2011 é o segundo melhor desde o início da pesquisa, em 2006. Na média nacional, para essa data, espera-se um crescimento do faturamento de 9,6%.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia das Mães 2011 entrevistou 961 principais executivos do varejo, em todo o território nacional, de 23 a 31 de março.

Em relação às expectativas de faturamento por porte de empresa, as grandes do varejo são as mais otimistas, com 87% de seus empresários esperando um faturamento neste Dia das Mães superior ao verificado na mesma data de 2010. Nos médios negócios, são 74% os que apostam em crescimento e nas pequenas empresas são 56%.

Na análise por região, 74% dos varejistas do Norte acreditam que vão ampliar seu faturamento neste Dia das Mães. Nesta direção estão o Nordeste com 64% dos entrevistados, o Sul com 62%, o Sudeste com 57% e o Centro-Oeste com 56%.

Presentes

Para o Dia das Mães 2011, de acordo com os varejistas, 30% dos presentes serão roupas, sapatos e acessórios; 16%, flores; 14%, celular e smartphone; 13%, eletrodomésticos; 11%, perfumaria e cosméticos; 5%, eletrônicos; 3% jóias e relógios; 2%, chocolates e doces; 2% utilidades domésticas ; 1% comemoração em restaurante e 3% outros.

No Dia das Mães 2010, os presentes mais oferecidos foram: 31% roupas, sapatos e acessórios; 18% flores; 15% celulares; 14% eletrodomésticos; 8% perfumaria e cosméticos; 6% eletrônicos; 2% jóias e relógios; 1% chocolates e doces; 1% utilidades domésticas; 1% CDs, livros, DVDs e 3% outros.

Valor médio dos presentes

Foi perguntado pela primeira pela primeira vez nesta pesquisa, o gasto médio (ticket) com os presentes. 32% dos entrevistados acham que será de até R$ 50; 37% preveem entre R$ 51 e R$ 100; 19% entre R$ 101 e R$ 200; 7% entre R$ 201 e R$ 300; 3% entre R$ 301 e R$ 500 e 2% mais de R$ 500.

Composição das vendas

Repetindo 2010, neste Dia das Mães, segundo os varejistas brasileiros, 52% das compras serão à vista e 48% a prazo.

Meios de Pagamento

            As compras à vista serão feitas 40% em dinheiro; 25% em cartão de crédito; 19% em cartão de débito; 14% em cheques e 2% cartão da própria loja. Nas compras a prazo, 50% em cartão de crédito parcelado; 28% em cheque pré-datado; 14% em financiamento ou crediário; 3% em cartão da própria loja parcelado; 2% em cartão de débito parcelado e outros 3%.

No Dia das Mães 2010, as compras à vista foram feitas 42% em dinheiro; 23% em cartão de crédito; 17% em cartão de débito; 16% em cheques e 2% em cartão da própria loja. Nas a prazo, 44% em cartão de crédito parcelado; 32% em cheque pré-datado; 16% em financiamento ou crediário; 3% cartão de débito parcelado; 2% em cartão da própria loja parcelado e na categoria “outros”, 3%.

Parcelamento

            Pela primeira vez na pesquisa, foi apurado em quantas vezes as principais formas de pagamento a prazo serão realizadas: cheque pré-datado em até 4 vezes; cartão de crédito parcelado em até 6 vezes e financiamento ou crediário em até 6 vezes.

Comentários

           O otimismo dos varejistas brasileiros para este Dia das Mães é bem próximo ao verificado na mesma data de 2010. Interessante notar que no Dia das Mães do ano passado, a economia era expansionista, com condições de crédito favoráveis (taxas de juros baixas, prazos longos de financiamentos). Neste ano, a situação é oposta. O crédito está mais caro e com restrições e o cenário é de desaceleração econômica. Dessa forma, o que pode justificar a boa expectativa dos varejistas é a certeza de que as promoções nas vendas conquistarão o consumidor, que está mais endividado e carrega uma inadimplência em ascensão.

Em relação aos presentes, os que apresentam evolução para este Dia das Mães, na comparação com o anterior, são: perfumaria e cosméticos; jóias e relógios; chocolates e doces e utilidades domésticas. Essas escolhas apresentam uma grande opção de preços, podendo ser demandados produtos de menor valor agregado. Isto fica mais evidente quando se avalia o valor médio dos presentes, na opinião dos varejistas. Para 69%, o valor dos presentes será de até R$ 100.

No que diz respeito aos meios de pagamento, neste Dia das Mães em relação ao de 2010, crescem os meios eletrônicos, cartões de débito e de crédito, nas vendas à vista. Nas a prazo, os cartões de crédito parcelado alcançaram 50% das modalidades existentes, com maior prazo de parcelamento oferecido: 6 vezes.

Para concluir, a expectativa é de um bom Dia das Mães, prevalecendo a venda de produtos de menor valor. Como os importados promovem uma maior margem aos varejistas, a alternativa é ganhar na escala, para aumentar o faturamento. Nesta condição, as promoções estão de volta.

Metodologia

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia das Mães 2011 foi a campo no período de 23 a 31 de março, com 961 executivos do setor do comércio de todo o país.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para as datas comemorativas do varejo começou a ser desenvolvida em 2005. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra de empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

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