Últimas Notícias

Pesquisa de Expectativa Empresarial

Consumidor cauteloso afeta expectativa de faturamento do varejo com a Páscoa, mostra Serasa Experian

07/04/2011

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para a Páscoa 2011 mostrou que o otimismo do empresário caiu em relação à mesma data de 2010. Em 2011, 49% dos entrevistados esperam aumentar seu faturamento na Páscoa, 33% repetir o crescimento de 2010 e 18% prevêem redução. Na Páscoa do ano passado, a expectativa sobre a elevação do faturamento foi recorde, quando 58% estimavam elevação do faturamento. O ano de 2011 apresenta a terceira melhor expectativa para as vendas da Páscoa da pesquisa, iniciada em 2006.

Na análise por porte, 78% dos grandes empresários do varejo acreditam em crescimento de seu faturamento. Nessa direção, nas médias empresas são 60% dos respondentes e nas pequenas 46%.

Os varejistas do Centro-Oeste são os mais otimistas, 62% deles esperam aumentar seu faturamento na comparação com a Páscoa 2010. No Norte são 54% dos empresários do varejo na mesma condição, no Sudeste 53%, no Sul 45% e no Nordeste 41%.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para a Páscoa 2011 entrevistou 886 principais executivos do varejo, em todo o território nacional, de 14 a 22 de março de 2011.

Presentes

 Nesta Páscoa 2011, 91% dos presentes oferecidos serão ovos e bombons de chocolate; 4% roupas, sapatos e acessórios; 2% celulares e smartphones; 1% brinquedos; 1% eletrônicos e 1% utilidades domésticas.

Na Páscoa de 2010, os presentes oferecidos foram ovos e bombons de chocolates 87%; roupas, sapatos e acessórios, 4%; celulares, 3%; brinquedos, 1%; eletrônicos, 1%; produtos de informática (notebook, PC etc), 1%; jóias e relógios, 1% e outros 2%.

Composição das Vendas

Segundo os empresários entrevistados, nesta Páscoa 2011 50% de suas vendas serão à vista e 50% a prazo. Esta foi a mesma composição da Páscoa do ano passado.

Vale notar que desde o início da pesquisa, em 2006, a participação das vendas à vista para a Páscoa tem crescido, em relação às vendas a prazo, e nas últimas três pesquisas se situa no patamar atual dos 50%.

Meios de Pagamento

Para a Páscoa 2011, as vendas à vista serão realizadas 40% em dinheiro; 23% em cartão de crédito; 18% em cartão de débito; 17% em cheques; 1% em cartão da própria loja e 1% em outros. As vendas a prazo serão pagas 45% em cartão de crédito parcelado; 27% em cheque pré-datado; 18% em financiamento ou crediário; 4% em cartão de débito parcelado; 4% outros e 2% cartão da própria loja parcelado.

Na Páscoa 2010, as vendas à vista foram feitas 40% em dinheiro; 23% em cartão de crédito; 17% em cartão de débito; 18% em cheques; 2% em cartão da própria loja e 1% outros. As vendas a prazo: 40% em cartão de crédito parcelado; 33% em cheque pré-datado; 18% em financiamento ou crediário; 3% em cartão de débito parcelado; 3% em cartão da própria loja parcelado e 3% outros.

Parcelamento

Os cheques pré-datados terão a maior parte de seu parcelamento em até 4 vezes, conforme os varejistas entrevistados, e os cartões de crédito, parcelados em até 6 vezes. Os financiamentos/crediário serão em até 10 parcelas. Este levantamento não foi realizado na Páscoa 2010.

Comentários

O percentual de varejistas otimistas (49%) com a Páscoa 2011 volta ao patamar do Dia das Crianças de 2009, quando o país tinha se recuperado dos impactos da crise global. Considerando somente a data (Páscoa), é a terceira melhor desde 2006, quando do início da pesquisa.

Os varejistas vêm acompanhando a evolução do endividamento e da inadimplência do consumidor, que aliados aos juros mais altos do crédito reduzem as expectativas de maior crescimento do faturamento.

Isto fica mais claro com a estimativa de vender mais ovos de Páscoa, do que em igual data de 2010, dado que são produtos de ampla opção de preços. Perdem posição os celulares e os produtos de informática, que são intensivos em crédito. Tudo leva a crer que as expectativas dos varejistas são de que a maior parte dos consumidores demandem produtos mais baratos e outros compradores, novamente, recorrerão ao parcelamento.

A Região Centro-Oeste toma a dianteira das melhores expectativas de faturamento na data, por conta do bom desempenho de sua economia, com a valorização internacional das commodities, que vem gerando aumento de emprego e renda.

Nos meios de pagamento, chama a atenção de que as modalidades à vista praticamente não mudaram. Já nos pagamentos a prazo, há a consolidação dos cartões de crédito.

Para concluir, o varejo deve ter um bom crescimento das vendas físicas, com expansão moderada do faturamento na Páscoa 2011.

Metodologia

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para a Páscoa 2011 foi a campo no período de 14 a 22 de março, com 886 executivos do setor do comércio de todo o país. Esta pesquisa para as datas comemorativas do varejo começou a ser desenvolvida em 2005. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra de empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.