Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito cresce no primeiro trimestre

06/04/2011

De acordo com Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito cresceu 5,7% em março/11 em relação ao mês imediatamente anterior (fevereiro/11). Com esse resultado, a demanda do consumidor por crédito expandiu-se em 12,9% no acumulado do primeiro trimestre de 2011 na comparação com o mesmo período do ano passado.

O crescimento de 12,9% observado no primeiro trimestre de 2011 foi inferior à expansão de 16,4% verificada ao longo de todo o ano de 2010 bem como ao crescimento de 18,3% registrado no quarto trimestre do ano passado. Isso demonstra que a demanda dos consumidores por crédito encontra-se em rota de desaceleração, determinada tanto pelas medidas macro prudenciais adotadas pelo Banco Central no inicio de dezembro do ano passado, quanto pelo atual ciclo de elevação das taxas de juros, salientam os economistas da Serasa Experian.

Análise por classe de renda pessoal mensal

Os consumidores de baixa renda (que ganham até R$ 500 por mês), a exemplo do que ocorreu em 2010, continuam na liderança da busca por crédito. Nesse primeiro trimestre de 2011, a expansão registrada por essa classe de renda foi de 48,6% em relação aos primeiros três meses de 2010. Em segundo lugar, aparecem os consumidores que ganham entre R$ 5.000 e R$ 10.000 por mês, com alta de 24,6%.

O menor ritmo de crescimento, por sua vez, foi registrado pelos consumidores cuja renda mensal situa-se entre R$ 1.000 e R$ 2.000: alta de apenas 4,1% em relação ao primeiro trimestre de 2010.

As demais classes de renda apresentaram avanços em suas demandas por crédito variando entre 12,2% (renda mensal superior a R$ 10.000) e 14,7% (ganhos mensais entre R$ 500 e R$ 1.000).

 Análise por região

Os consumidores da região Nordeste foram os que mais cresceram suas demandas por crédito ao longo do primeiro trimestre de 2011: alta de 19,9% frente ao primeiro trimestre de 2010. Nas demais regiões do país, os crescimentos das demandas por crédito oscilaram em uma faixa bem mais estreita, indo de 10,2% (região Centro-Oeste) até 12,0% (região Norte).

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

 Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxilia 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br

 Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.