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Falências e Recuperações

Condições de crédito apertadas promove pedidos de falências

05/04/2011

As falências requeridas aumentaram pela quarta vez consecutiva em março de 2011, totalizando 172 eventos, um aumento de 28,4% na comparação com fevereiro de 2011. A micro e pequenas empresas lideram os requerimentos, com 108 ocorrências em março, revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações.

As recuperações judiciais requeridas, com 48 ocorrências, também aumentaram 50% na comparação de março contra fevereiro de 2011. Desse total, 29 foram requeridas por micro e pequenas empresas.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o aperto monetário, para controle da inflação e desaquecimento da economia, via elevação dos juros, restrição do crédito e redução da liquidez, aprofundou seus impactos sobre as empresas em março.

O encarecimento do crédito nos principais financiamentos para os negócios (capital de giro, desconto de duplicatas, conta garantida e vendor), tem afetado o custo financeiro das empresas, nesse momento de receitas (vendas) menores.

O descompasso entre a geração de receitas e o pagamento das dívidas assumidas – fornecedores, investimentos e estoques – leva ao aumento das falências requeridas, analisam os economistas da Serasa Experian.   Por este motivo, ocorre a expansão das falências requeridas entre março e fevereiro nas micro, pequenas e grandes empresas.

Nesse contexto, como as falências decretadas mensalmente não seguem as requeridas, pode-se notar que as recuperações judiciais requeridas, novamente, estão evitando a quebra de empresas.

Veja abaixo tabela com o detalhamento completo das ocorrências de falências e recuperações em março de 2011 e nas comparações mensais e anuais.

 

 Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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