Últimas Notícias

Pontualidade de Pagamentos

Pontualidade de pagamento atinge 94,8% em fevereiro

24/03/2011

A pontualidade de pagamento dasmicro e pequenas empresas, após ter recuado no primeiro mês de 2011, registrou pequena recuperação em fevereiro. No mês passado, a cada 1.000 pagamentos realizados, 948 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias (índice de pontualidade de 94,8%). Em relação à pontualidade obtida no mês de janeiro de 2011 (94,7%), a alta foi de 0,1 ponto percentual, mesmo incremento se considerarmos o nível de pontualidade que foi observado em fevereiro de 2010 (94,7%).

A pequena recuperação da pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas em fevereiro de 2011 pode ser atribuída ao fato de que, neste ano, o feriado do Carnaval caiu em março. Assim, o calendário favoreceu a geração de caixa das empresas no mês de fevereiro, o qual contou com mais dias úteis para melhor administrar o volume de pagamentos.

A pontualidade de pagamento não teve comportamento uniforme entre os setores econômicos. No comércio, ela recuou de 95,3% (jan/11) para 95,2% (fev/11). No setor de serviços houve avanço de 94,0% (jan/11) para 94,3% (fev/11), direção semelhante à registrada pela indústria cuja pontualidade de pagamento passou de 93,3% (jan/11) para 93,6% (fev/11).

O valor médio dos pagamentos em dia caiu 11,2% em fevereiro/11, atingindo R$ 1.416,14. Na comparação com fevereiro de 2010, houve queda de 1,8%, a primeira em cinco meses. Isto é um sinal de que as medidas de aperto monetário podem estar gerando uma postura mais cautelosa das empresas, desestimulando-as a efetuar compras em maiores valores e quantidades.

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapasse o montante de R$ 4 milhões.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.