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Qualidade de Crédito do Consumidor

Qualidade de crédito do consumidor ficou estável no quarto trimestre, revela Serasa Experian

14/01/2011

Apenas os consumidores de renda mais baixa melhoraram a qualidade de crédito

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor situou-se em 80,0 pontos no 4º trimestre de 2010, mesmo patamar verificado no 3º trimestre de 2010. Este indicador avalia, numa escala de 0 a 100, a qualidade de crédito do consumidor – quanto maior, melhor a qualidade de crédito e, portanto, menor é a probabilidade de inadimplência, caso este consumidor venha a requerer crédito.

A estabilidade verificada na qualidade de crédito dos consumidores no 4º trimestre de 2010 resulta de um equilíbrio entre duas forças: se, por um lado, houve aumento dos níveis de endividamento dos consumidores, estimulados pelas condições de crédito favoráveis (juros competitivos e prazos mais longos) e pelos patamares elevados de confiança, por outro a evolução favorável do emprego e da renda proporcionou maior capacidade de absorção de compromissos financeiros no orçamento das famílias.

Tendo em vista que a evolução prospectiva para o mercado de trabalho em 2011 mostra-se menos favorável do que a verificada em 2010 (2011 deverá ser um ano de aperto tanto monetário quanto fiscal), a intensidade de expansão do endividamento, sobretudo ao longo dos primeiros meses deste ano, será crucial para o delineamento da trajetória da qualidade de crédito dos consumidores em 2011, observam os economistas da Serasa Experian

 

 

Análise por Rendimento Pessoal Mensal

Na classificação por rendimento mensal, apenas os consumidores que ganham até R$ 500,00 por mês registraram melhoria na qualidade de crédito no último trimestre de 2010 (alta de 0,2%). Todas as demais classes de renda experimentaram quedas ou estabilidade deste indicador no 4º trimestre de 2010.

Todavia, mesmo tendo registrado avanço no último trimestre de 2010, a faixa de rendimento mais baixo continua apresentando níveis menores em termos de qualidade de crédito. Com efeito, a classe que ganha até R$ 500 por mês é a que possui o menor índice de qualidade de crédito (75,6). No outro extremo, a classe acima de R$ 10 mil registra o melhor indicador, 93,5, seguida pela classe de renda de R$ 5 mil a 10 mil (91,9). Ou seja, a qualidade de crédito do consumidor tende a ser positivamente correlacionada com a sua renda.

Análise Regional

Comparativamente ao trimestre anterior (3º trimestre de 2010), os consumidores das regiões Sul e Centro-Oeste conseguiram elevar em 0,2% as suas qualidades de crédito durante o último trimestre de 2010. As regiões Sudeste e Nordeste permaneceram estáveis e apenas se registrou recuo na região Norte (-0,3%).

Na análise regional, verifica-se que as regiões Sul e Sudeste são as únicas a se situarem acima da média nacional (80,0), em termos de qualidade de crédito dos seus consumidores, registrando as marcas de 84,9 e 80,4, respectivamente. Em seguida temos a região Centro-Oeste, com 78,7, praticamente empatada com a região Nordeste (78,4). E, por fim, aparece a região Norte com 76,1.

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor avalia, trimestralmente, o risco de crédito dos consumidores. É construído a partir dos scores computados a partir de uma amostra aleatória representativa de pessoas físicas sem identificação, constantes da base de dados da Serasa Experian, com base nos modelos internos de avaliação de risco de crédito. O indicador varia numa escala de 0 a 100 e quanto maior, melhor é a qualidade do crédito (menor é a probabilidade de inadimplência). É segmentado por região geográfica e classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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