Últimas Notícias

Hitwise

Puxada pela Bahia, Nordeste é a região que mais cresce em visitas na internet, afirma pesquisa inédita da Serasa Experian

14/12/2010

Embora a Sudeste continue liderando o ranking de visitas na internet no país com 61,11% do market share, a região que mais ganhou espaço na web ao longo dos últimos 6 meses foi a Nordeste, com um crescimento de 7,53%, chegando a 13% do share nacional. É o que revela a última pesquisa do Hitwise Brasil, um serviço da Serasa Experian que monitora o uso da internet de mais de 500 mil pessoas em 270 mil websites em todo o Brasil. A pesquisa comparou o período de 12 semanas terminadas em 05/06/2010 com o de 12 semanas terminadas em 04/12/2010. Também foram identificados os sites mais populares em market share de visitas em cada Estado e em cada região do País na semana de 04/12/2010.

Análise geográfica inédita da internet

A pesquisa inédita da Serasa Experian foi possível devido ao lançamento das novas funcionalidades do Hitwise Brasil, para análise da origem geográfica de visitas na internet. As novas funcionalidades vão permitir aos seus clientes conhecer os sites mais populares em cada Estado ou região do País, descobrir a origem das visitas aos sites do seu setor de atuação e também dos seus concorrentes.

A funcionalidade de “Ranking by Geography” permite que os usuários da solução selecionem relatórios contendo os sites mais populares em market share de visitas em mais de 100 setores da economia, ou ainda em categorias personalizadas, para um ou mais Estados ou regiões geográficas do país (Segmented Visits). A segunda funcionalidade é o “Geographic Information”, que permite a identificação da origem geográfica das visitas feitas a um determinado site, setor da economia ou categoria personalizada (Visits Share).

“Estamos bastante seguros de que essas informações reforçam o posicionamento do Hitwise no mercado brasileiro como uma solução diferenciada para marketing digital, capaz de apoiar veículos, agências e anunciantes a maximizarem o retorno de suas campanhas na internet”, afirma Juliano Marcílio, presidente da Unidade de Serviços de Marketing da Serasa Experian para América Latina.

Bahia é o destaque no Nordeste

Alguns dos Estados que mais ganharam relevância no País de um período para o outro estão concentrados na região Nordeste. É o caso de Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, que cresceram 10,10%, 9,14% e 8,39%, respectivamente. Todos os outros Estados da região também apresentaram algum grau de crescimento: Bahia (7,71%), Ceará (7,19%), Sergipe (7,07%), Alagoas (2,94%), Maranhão (1,81%) e Piauí (0,40%).

A Bahia é o estado nordestino com maior market share de visitas à internet no país (4,43%). Uma análise dos 50 primeiros sites mais populares no Estado, que sozinhos representam 55,84% de todas as visitas na Bahia, revela que as categorias que mais se destacaram são: Ferramentas de Busca (40%), Redes Sociais (24,75%), Sites de e-mail (10,69%), Portais (7,91%), Vídeo e Multimídia (4,79%) e Esportes (1,92%).

“Embora à primeira vista esses dados possam surpreender parte do público, sabemos que diversos indicadores de mercado têm mostrado que o Nordeste está, realmente, puxando a economia brasileira para cima nos últimos anos. Com a pesquisa do Hitwise Brasil, verificamos que essa tendência existe também na internet”, afirma Marcílio.

Os sites mais populares na Bahia

O ranking dos sites mais populares na Bahia é liderado pelos sites do Google, assim como no resto do país: Google Brasil (11,43%), Google (9,99%) e Orkut (9,22%)

Já o Bing, ferramenta de busca lançada em 2009 pela Microsoft em parceria com o Yahoo! para fazer frente à hegemonia do Google, apresenta um desempenho ligeiramente melhor no Estado baiano do que no país em geral, respectivamente na 19ª e 21ª posição.

Facebook e Twitter na Bahia aparecem em posições mais atrás em relação às colocações que ocupam no ranking do Brasil em geral. O primeiro está em 13º no Estado e 12ª no país, enquanto o segundo ainda ocupa a 28ª posição na Bahia e já é o 17º em todo o Brasil. Por outro lado, a versão em português da Wikipedia já está em 15º no Estado, mas ainda no 20º no País.

Desempenho de outras regiões

No Sudeste, região que recuou 0,73% no período, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo se destacaram com crescimentos importantes de 9,34% e 5,66% respectivamente. Já São Paulo e Minas Gerais caíram: 3,94% e 2,20% cada um, mas continuam entre os mais relevantes em market share de visitas à internet.

A região Centro-Oeste caiu 2,09% em representatividade e possui agora 7,48% do share de visitas nacional. Goiás perdeu 5,44%, Mato Grosso 1,87% e Mato Grosso do Sul 0,06%.

O Sul também perdeu em representatividade e recuou 1,88%, atingindo 15,7% do bolo nacional. Isso ocorreu porque, embora Santa Catarina tenha avançado 3,64%, Rio Grande do Sul e Paraná caíram 0,78% e 5,71% respectivamente.

Apesar de a região Norte não ter apresentado variações, continuando com 2,71% o Estado que mais cresceu em todo o Brasil em representatividade foi justamente o Amapá, com 12,13% de acréscimo no período. O Pará foi o outro Estado da região que apresentou crescimento, com 2,82% de avanço. Os demais Estados perderam representatividade: Roraima (-11,48%), Acre (-10,23%), Amazonas (-2,13%), Tocantins (-0,86%) e Rondônia (-0,55%).

O Distrito Federal registrou crescimento tímido, de apenas 0,78%, chegando a 2,97% do share de visitas à internet no Brasil.

Ranking das regiões por crescimento de market share de visitas no período de 05/06/2010 para 04/12/2010.

 

Ranking dos Estados por crescimento de market share de visitas no período de 05/06/2010 para 04/12/2010.

 

Ranking das regiões por percentual de market share de visitas no período de 05/06/2010.

  

Ranking dos Estados por percentual de market share de visitas no período de 05/16/2010.


Ranking das regiões por percentual de market share de visitas no período de 04/12/2010.

 

 

Ranking dos Estados por percentual de market share de visitas no período de 04/12/2010.

 

Sobre o Hitwise Brasil

O Hitwise Brasil é uma solução da Serasa Experian que apoia empresas de diversos segmentos no país a aumentar suas vendas on-line e a presença de suas marcas na internet por meio de informações e métricas de alta precisão, sobre o comportamento do consumidor na web.

Lançado no Brasil em setembro de 2009, o Hitwise Brasil se diferencia no mercado por ser uma solução que monitora semanalmente a interação de mais 500 mil pessoas em todos os Estados do país em cerca de 270 mil websites, registrando mais de 25 milhões de termos de buscas diferentes em seus relatórios. Assim, permite a seus clientes obterem insights relevantes sobre o comportamento do consumidor, melhorarem seus resultados em campanhas de marketing de busca, desenhar planos de mídia mais efetivos, encontrar novos parceiros para programas de afiliados e monitorar seu desempenho em comparação com seu setor de atuação e concorrentes.

A solução conta com instrumentos capazes de proporcionar diferentes análises do comportamento do consumidor e do desempenho das empresas na internet. O “Search Intelligence®”, uma poderosa ferramenta de busca por palavras-chave que avalia, de forma abrangente, como as pessoas procuram e se tiveram sucesso na busca por produtos e serviços. O “Clickstream” produz relatórios completos sobre o tráfego de origem e destino para um website, um setor ou uma categoria personalizada. O “Rankings” proporcionam uma visão instantânea dos principais concorrentes e dos websites mais populares no país em mais de 100 setores da economia, ou ainda em categorias personalizadas. O “Geographics” acrescenta à funcionalidade anterior a capacidade de visualizar as mesmas informações com filtros de Estado ou região, além de identificar qual a origem geográfica das visitas feitas a diversos sites que são monitorados na pesquisa.

As informações do Hitwise Brasil são coletadas de forma anônima e agregada a partir de parcerias com painéis opt-in e obedecendo às leis de privacidade nacionais e internacionais. O compromisso de privacidade do Hitwise é auditado globalmente pela PricewaterhouseCoopers.

O Hitwise Brasil possui clientes no país em diversos setores da economia, como Bancos, Varejo, Turismo, Portais de Internet e Ferramentas de Busca. É parte do Hitwise, solução global da Experian, e líder em diversos países com mais de 1.500 clientes no mundo inteiro. Atualmente mensura cerca de 25 milhões de pessoas globalmente e está presente há vários anos em mercados como Estados Unidos, Reino Unido, França, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Singapura e Hong Kong.

Para obter dados sobre o uso da Internet no Brasil, siga o Hitwise Brasil no Twitter pelo site www.twitter.com/hitwise_br

Para mais informações, acesse o site www.hitwise.com.br.

Sobre a Unidade de Serviços de Marketing da Serasa Experian

A Unidade de Negócios de Serviços de Marketing da Serasa Experian oferece ao mercado soluções eficazes e inovadoras para entendimento, prospecção, rentabilização e fidelização de clientes, entre elas ferramentas para marketing direto, marketing analítico e marketing digital.

Para mais informações, acesse o site www.serasaexperian.com.br/marketingservices.

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxilia 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.