Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito bate recorde em novembro

07/12/2010

De acordo com Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito durante o mês passado cresceu 6,2% frente a outubro de 2010. Este crescimento fez com que o indicador atingisse o recorde histórico da série, iniciada em janeiro de 2007. Na comparação com novembro/09, a procura por crédito avançou 19,8% e, com este resultado, o crescimento acumulado anual atingiu elevação de 16,1% comparativamente ao período de janeiro a novembro do ano de 2009.

A demanda do consumidor por crédito seguiu firme em novembro impulsionada pelas condições favoráveis de crédito às pessoas físicas, pelo ingresso da primeira parcela do 13º salário na economia, pela proximidade das festas de final de ano, pelo elevado grau de confiança dos consumidores e pelo bom momento vivido pelo mercado de trabalho. As recentes medidas adotadas pelo Banco Central (aumento dos compulsórios e demais regras macroprudenciais) dificilmente produzirão efeitos concretos ainda neste ano. Seus reflexos deverão ser notados com maiores impactos a partir do início de 2011, ponderam os economistas da Serasa Experian.

 

Análise por classe de renda pessoal mensal

 

Os consumidores das camadas inferiores de rendimento mensal foram os que puxaram a alta da procura por crédito em novembro. O avanço foi de 8,6% para aqueles cujo rendimento mensal situa-se abaixo de R$ 500,00, e de 6,4% para quem ganha entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00 por mês. Todas as demais faixas de rendimento pessoal mensal também apresentaram elevações em suas demandas por crédito em novembro/10, variando entre 4,4% (mais de R$ 10.000,00 por mês) e 5,8% (entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00 por mês).

No acumulado do ano, os consumidores de baixa renda, isto é, que ganham até R$ 500,00 por mês, continuam liderando a busca por crédito, registrando crescimento de 43,9% no período de janeiro a novembro de 2010 comparativamente ao mesmo período de 2009.

Análise por região

Houve crescimento na procura dos consumidores por crédito em todas as regiões do país no mês de novembro/2010. As maiores altas ocorreram nas regiões de renda menos elevada: Nordeste (13,2%) e Norte (12,3%). Por outro lado, a menor alta foi observada na região Sudeste com variação de 1,7% em comparação ao mês de outubro de 2010.

 

No acumulado do ano, as regiões Nordeste (+17,3%) e Sudeste (+17,2%) seguem praticamente empatadas na liderança em termos de expansão da procura dos seus consumidores por crédito. Nas demais regiões geográficas do país, o avanço acumulado no ano oscila entre 13,2% (Norte) e 14,5% (Centro-Oeste).

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxilia 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br

 Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.