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Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

Pontualidade de pagamentos fica estável em outubro

22/11/2010

A pontualidade de pagamentos das micros e pequenas empresas ficou estável em outubro atingindo o mesmo nível observado em setembro: 95,5%. Assim, a cada 1000 pagamentos efetuados durante o mês passado, 955 foram quitados à vista ou com no máximo sete dias de atraso.

A estabilidade da pontualidade dos pagamentos durante o mês de outubro foi verificada tanto nas empresas comerciais (95,5%) quanto nas do setor industrial (95,2%). Apenas as empresas de serviços melhoraram a pontualidade de pagamentos durante o mês de outubro, passando de 94,9% para 95,3%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas deve se manter estável ou até mesmo recuar um pouco nos próximos meses devido à efetivação dos pagamentos relativos ao 13º salário. Apesar disto, os níveis de pontualidade a serem observados no último trimestre de 2010 serão superiores aos registrados nos três meses finais de 2009.

O valor médio dos pagamentos efetuados pontualmente cresceu 3,9% em outubro/10 frente ao mês de setembro/10, atingindo o valor de R$ 1.494,55. Em comparação ao mesmo mês do ano passado (outubro de 2009), o valor médio dos pagamentos pontuais apresentou alta de 3,6%, a primeira variação anual positiva em 17 meses. Isto é um sinal de que a oferta de crédito às micro e pequenas empresas está se normalizando permitindo que estas empresas possam financiar valores médios mais próximos ao que vigoravam antes da eclosão da crise financeira internacional em 2008.

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas

O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico em inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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