Últimas Notícias

Estudos Econômicos

Inadimplente tem 5 dívidas e leva 7 meses para regularizar

08/11/2010

Estudo inédito da Serasa Experian aponta que o consumidor brasileiro inadimplente tem em média 5 dívidas em atraso e leva cerca de 217 dias para conseguir honrar seus pagamentos e voltar a ter acesso ao crédito.

“São vários os motivos que levam à inadimplência: perda de emprego do consumidor ou de alguém da família e doença. Mas uma das causas que mais nos preocupa é a do descontrole de gastos. O país não dispõe de mecanismos para evitar o superendividamento do consumidor e isto é uma vulnerabilidade, pois hoje não se sabe quem está com dívidas acima de sua capacidade de pagamento e se desconhece o histórico de crédito, na hora da concessão”, afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e da Experian América Latina.

O presidente da empresa ressalta que “há muitas oportunidades, muitas ofertas seduzindo. Se fôssemos financeiramente bem-educados (não somos), isso não seria problema. Assim, muitas oportunidades podem se traduzir brevemente em muitos problemas. Gastar a prazo sem um planejamento metódico provavelmente levará muitas famílias a perder as rédeas da situação, podendo ficar até sete meses sem acesso ao crédito. O brasileiro merece comemorar e consumir, porém, não a ponto de arruinar o orçamento dos meses seguintes. Equilíbrio é a palavra chave. As conquistas têm que se manter para o resto da vida. Precisamos conferir sustentabilidade ao nosso consumo e dívidas.”

Segundo os economistas da Serasa Experian, a inadimplência do consumidor continua ganhando força na mesma direção do endividamento, porém a evolução da renda e do emprego formal tem ajudado a evitar um crescimento acelerado do índice.

Campanha de recuperação de crédito

A Serasa Experian lançou no final de outubro uma campanha de Natal 2010, que busca incentivar empresas do país a aproveitarem a data comemorativa mais expressiva para o comércio no Brasil para promover a recuperação de crédito do consumidor.

A campanha tem como objetivo dar segurança aos negócios no Natal e busca sensibilizar 300 importantes grandes empresas do comércio a oferecerem aos consumidores novas possibilidades de renegociação de dívidas em atraso diretamente com seus credores, de acordo com a sua capacidade de pagamento.

A partir desta campanha, ações de recuperação serão cada vez mais eficazes porque, além de abrirem espaço para relacionamento e renegociação, conseguem tratar individualmente caso a caso, garantindo sua a assertividade.

Na campanha de Natal 2010, a empresa reverterá para instituições sem fins lucrativos uma parcela do faturamento que obterá com a venda de alguns de seus produtos de recuperação, como Collection Scoring PF, Análise da Carteira PF e Lista Premium.

Os clientes que aderirem a um destes produtos, até 30 de novembro de 2010, poderão indicar uma das três organizações não governamentais selecionadas previamente pela Serasa Experian para o recebimento da doação.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.