Últimas Notícias

Qualidade de Crédito das Empresas

Qualidade de crédito das empresas tem leve alta no terceiro trimestre puxada por micro e pequenas empresas, revela indicador Serasa Experian

27/10/2010

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas, que avalia numa escala de 0 a 100 a qualidade de crédito do setor produtivo – quanto maior, melhor a qualidade de crédito e, portanto, menor é a probabilidade de inadimplência – cresceu 0,02% no terceiro trimestre de 2010, atingindo o patamar de 95,64. Apesar da melhora contínua do indicador ao longo dos últimos trimestres, o risco de inadimplência do setor corporativo ainda não retornou ao patamar observado antes da eclosão da crise financeira internacional.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a recuperação da qualidade de crédito das empresas, lento, porém consistente, deve-se ao crescimento econômico do país e ao processo de normalização gradual da oferta de crédito às empresas, tendência que deverá ser mantida ao longo dos próximos meses.

Análise por Porte

Na segmentação por porte do Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas, a ligeira melhora observada no terceiro trimestre deveu-se às micros e pequenas empresas (alta de 0,08% na qualidade de crédito desta categoria no terceiro trimestre de 2010). Já para as grandes e médias empresas houve pequena queda na qualidade de crédito (ambas de 0,03% em relação ao segundo trimestre de 2010).

A menor exposição das micro e pequenas empresas ao mercado externo, o qual ainda carece de dinamismo, aliada à expansão do mercado doméstico, estão entre os fatores que justificam a tendência de melhora mais acentuada na qualidade de crédito das micro e pequenas empresas.

Todavia, quando comparamos a qualidade de crédito das empresas por porte, notamos que as micro e pequenas empresas, apesar da evolução recente mais favorável, continuam exibindo maior risco de inadimplência comparativamente às empresas de maior porte.

 Análise Setorial

A qualidade de crédito das empresas melhorou tanto no setor comercial durante o terceiro trimestre de 2010 (alta de 0,08%) quanto no setor de serviços (elevação de 0,02%). Já a qualidade de crédito do setor industrial manteve-se estável durante o terceiro trimestre deste ano.

 

A forte expansão do consumo doméstico tem favorecido a melhora de geração de caixa e, por tabela, a qualidade de crédito das empresas que atendem basicamente o mercado interno. Já o setor industrial enfrenta algumas adversidades, como a taxa de câmbio valorizada e o fraco desempenho da maioria das economias mundiais. É importante notar ainda que o setor de serviços, comparativamente aos demais setores, continua na liderança do menor risco de crédito empresarial.

Análise por Região

Na passagem do 2º trimestre de 2010 para o 3º trimestre de 2010, as regiões com menor renda per capita registraram os maiores avanços em termos de qualidade de crédito de suas empresas: Nordeste (+0,08%) e Norte (+0,11%). Todavia, tais regiões ainda continuam abaixo da média nacional. As de renda per capita mais elevada – Sudeste e Sul – continuam à frente em termos de qualidade de crédito de suas empresas.

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas avalia, trimestralmente, o risco de crédito das empresas. É construído a partir dos ratings atribuídos a cerca de 450 mil pessoas jurídicas, constantes da base de dados da Serasa Experian, com base nos modelos internos de avaliação de risco de crédito. O indicador varia numa escala de 0 a 100 e quanto maior, melhor é a qualidade do crédito (menor é a probabilidade de inadimplência). É segmentado por região geográfica, porte e setor econômico.

 Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.