Últimas Notícias

Certificado Digital

56% das empresas que precisam emitir NF-e a partir de 1º de outubro ainda não têm certificado digital

23/09/2010

A 8 dias da data em que deverão passar a emitir eletronicamente suas Notas Fiscais de mercadorias, a Serasa Experian estima que 56% das empresas abrangidas ainda não estão com o seu Certificado Digital NF-e em mãos. A partir de 1º de outubro, empresas com atividades estabelecidas por 257 CNAEs (Código Nacional de Atividade Econômica) deverão passar a emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

“A adesão de 44 % está bem acima do que verificamos em levas anteriores, mas, de todo modo, mais da metade do contingente ainda precisa providenciar o seu Certificado Digital NF-e, e essa é a parte mais simples do processo”, afirma Igor Ramos Rocha, presidente de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian.

Um dos motivos que podem ter favorecido esse aumento na adesão, comparativamente a movimentos anteriores, na opinião de Igor Rocha, é a repercussão positiva por parte das empresas já participantes da NF-e. São, atualmente, cerca de 294 mil empresas, de acordo com dados do Ministério da Fazenda, responsáveis, em todo o Brasil, por quase 1,5 bilhão de NF-e autorizadas, que movimentaram quase 32 trilhões de reais em mercadorias.

O executivo explica que a emissão eletrônica de Nota Fiscal não é a simples transposição para o meio virtual do documento em papel. “A NF-e é um processo que necessita de adequação de sistemas, o que, dependendo do volume de notas e das características de cada empresa, pode demorar até meses”, diz Igor Rocha.

“A NF-e promove o que chamamos de desmaterialização de processos, isto é,  transforma em eletrônico um processo estruturado em papéis, o que não significa apenas a eliminação do papel, mas uma revolução na logística do processo, incluindo a transmissão eletrônica, o armazenamento. E as empresas têm percebido muitos benefícios, como redução de custos e prazos”, analisa o executivo da Serasa Experian.

As empresas que quiserem conferir a data de sua adesão à NF-e podem acessar, sem necessidade de cadastro e gratuitamente, o site certificadodigital.com.br/nfe. Lá encontrarão um aplicativo de internet por meio do qual, informando o seu CNAE, ou o nome ou parte do nome do ramo de atividade e instantaneamente podem conferir a data. O aplicativo foi desenvolvido pela Serasa Experian para facilitar às empresas o acesso a essa informação.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços e sistemas de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.