Últimas Notícias

Inadimplência do Consumidor

Excesso de consumo provoca aumento da inadimplência, revela Serasa Experian

12/08/2010

Ainda endividado com as compras realizadas no Dia das Mães e Dia dos Namorados, o consumidor tem enfrentado dificuldades na hora de honrar seus compromissos. O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou alta de 3,9% em julho na relação com o mesmo mês do ano passado, representando a terceira alta consecutiva na comparação anual, após ter registrado queda desde outubro de 2009.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a inadimplência do consumidor está em alta devido ao crescimento acelerado do endividamento. Além das compras feitas nas datas comemorativas em maio e junho e as constantes promoções do varejo, com prazos mais alongados para diluir a elevação da taxa de juros, o consumidor também carrega dívidas desde março, quando aproveitou a redução do IPI para comprar veículos e eletrodomésticos da linha branca.

Na comparação mensal (julho ante junho de 2010), a inadimplência também apresentou crescimento de 1,5%. Mesmo em ritmo moderado, a perspectiva é de que a inadimplência continue crescendo até o final do ano, de acordo com os economistas da Serasa Experian.

Já no período acumulado do ano, em relação ao mesmo período do ano passado, a inadimplência do consumidor ainda está em queda com 1,4%, representando o sétimo recuo consecutivo para esta comparação.

Na decomposição do indicador, as dívidas com os cartões de crédito foram as principais responsáveis pelo crescimento da inadimplência (alta de 4,4%), contribuindo com 1,4% no resultado do indicador. As dívidas com os bancos e os títulos protestados tiveram uma contribuição menor com 0,1% cada um. Os cheques devolvidos por falta de fundos apresentaram um pequeno recuo de 0,2% (veja tabela abaixo).

 

Valor das dívidas com cheques sem fundos continua crescendo

No início do segundo semestre de 2010, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o valor médio das dívidas com cheques sem fundos teve alta de 39,2%. Os títulos protestados e as dívidas com cartões de crédito e financeiras também tiveram crescimento de 5,9% e 3,8%, respectivamente. A única modalidade da inadimplência que apresentou queda foram as dívidas com os bancos, com recuo de 0,7%. (veja tabela abaixo).

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com instituições financeiras e cartões de crédito e financeiras. Por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, o indicador reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.