Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Após a Copa, consumidor volta a procurar crédito

10/08/2010

Após a ressaca da Copa da África, o consumidor brasileiro voltou a buscar crédito no mês de julho. Segundo o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito durante o mês passado cresceu 9,3% em relação a junho/10. Vale lembrar que, por conta da Copa do Mundo, a procura dos consumidores por crédito havia recuado 10,2% no mês de junho (comparativamente a maio/10).

Na evolução anual, isto é, julho de 2010 comparativamente ao mesmo mês de 2009, a busca por crédito pelos consumidores cresceu 10,0%. Com este resultado, o crescimento acumulado anual recuou de 16,6% em junho/10 para 15,5% nos primeiros sete meses de 2010. Segundo os economistas da Serasa Experian, a elevação da base de comparação – no segundo semestre do ano passado o crédito ao consumidor já avançava favoravelmente com o fim da recessão – e o menor ritmo de expansão do crédito esperado para este segundo semestre de 2010, tendo em vista o maior endividamento do consumidor construído ao longo destes últimos trimestres, farão com que as variações anuais acumuladas tendam a diminuir gradativamente pelos próximos meses.

Análise por classe de renda pessoal mensal

Todas as faixas de rendimento pessoal mensal apresentaram crescimento em suas demandas por crédito em julho/10, especialmente as de renda mais baixa: altas de 10,6% para os consumidores cujos ganhos mensais não ultrapassam os R$ 500,00, e de 10,2% para aqueles que ganham entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00 por mês. No acumulado dos primeiros sete meses de 2010, os consumidores que ganham até R$ 500,00 por mês também, lideram a expansão da procura por crédito (elevação de 30,5% perante o mesmo período de 2009). Contudo, os consumidores da outra extremidade da pirâmide social, que ganham mais de R$ 10.000,00 por mês, também vêm exibindo elevada expansão em sua demanda por crédito: alta de 27,4% no acumulado de janeiro a julho de 2010.

 

Análise por região

No mês de julho/10, os consumidores da região Norte foram os que mais expandiram sua procura por crédito: crescimento de 23,8% frente a junho/10. Entretanto esta acentuada elevação não foi suficiente para alterar a posição comparativa desta região no acumulado anual (crescimento de apenas 9,4% no período de janeiro a julho de 2010). Neste aspecto, as regiões Sudeste e Nordeste continuam na liderança da procura dos seus consumidores por crédito, registrando altas de 16,7% e de 16,1%, respectivamente, frente ao período acumulado de janeiro a julho de 2009.

 

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, cerca de 11,5 milhões, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxilia 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br

 

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.