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Fraudes Mercantis

Perdas decorrentes de fraudes mercantis recuam 39% e somam R$ 160 mi no período de jun/09 a mai/10, revela Serasa Experian

03/08/2010

Vídeo entrevista com o presidente da Unidade de Negócios de Crédito da Serasa Experian, Laércio de Oliveira, responsável pelo levantamento inédito da Serasa Experian sobre as fraudes mercantis.

Levantamento inédito da Serasa Experian revela que os prejuízos causados por tentativas de golpes contra empresas recuaram 39% de junho de 2009 a maio de 2010, ante os doze meses anteriores. O montante de perdas caiu de R$ 221,7 milhões de junho/2008 a maio/2009, para R$ 160 milhões no período em análise, apesar de as tentativas de fraudes detectadas terem aumentado 63%, saindo de 2.950 (2008/2009) para 4.800 (2009/2010). Mais de 90% das tentativas foram aplicadas por empresas de pequeno porte. A prevenção contra riscos e prejuízos dessa natureza, segundo o presidente da Unidade de Negócios de Crédito da Serasa Experian, Laércio de Oliveira, passa pela rigorosa validação de dados cadastrais da empresa e dos sócios.

“Esses números revelam que os instrumentos antifraudes têm se mostrado cada vez mais eficientes na identificação de inconsistências de dados e informações que representem riscos e possam resultar em perdas mercantis no momento da venda”, afirma Laércio de Oliveira.

A maioria das PME´s fraudadoras estão localizadas na região Sudeste (46%), contabilizando mais de R$ 102 milhões em perdas. Logo em seguida aparece o Sul do País (23%), com R$ 26 milhões em prejuízos; o Nordeste está em terceiro lugar (15%), com R$ 14 milhões; em seguida a região Centro-Oeste (11%), R$ 12 milhões; e, por último a região Norte (6%), com R$ 6 milhões de prejuízos.

Os segmentos que mais sofreram golpes foram os comércios de produtos alimentícios (24%), materiais para construção (16%), vestuário e acessórios (10%), e atacadista de alimentos e bebidas (6%), por trabalharem com produtos de fácil aceitação.

Os golpes mais comuns são caracterizados por empresas que compram outras empresas, muitas delas inativas. Roubo de identidade, furto e uso indevido de CNPJ além de alterações fraudulentas de contrato social, emissão e desconto de duplicatas frias, compras em fornecedores de diversos segmentos não ligados à atividade da empresa e cheques posteriormente sustados estão também entre os golpes frequentes.

Causas – A pesquisa revela que o momento mais vulnerável para as PMEs é justamente quando as empresas buscam ampliar seus negócios e conquistar novos clientes. “Isso porque, nessa hora, elas estão muito mais preocupadas em crescer, e nem sempre investem em processos antifraudes. Com isso, acabam se tornando alvo fácil das ações dessas empresas inidôneas”, destaca Oliveira.

A maior adimplência das PMEs tem tornado o segmento um dos mais atraentes para fraudes. Com uma vida financeira mais ordenada e nem sempre acompanhada por processos de segurança internos, tal situação abre espaço para a utilização indevida, por parte de terceiros, de seus bons indicadores. “Os fraudadores procuram empresas mais vulneráveis para aplicação dos golpes”, acrescenta o executivo.

Por ser o maior PIB (Produto Interno Bruto) do País, o Sudeste aparece como campeão de fraudes. Contribuem para este cenário características próprias das instituições de menor porte, tais como informalidade, pulverização, facilidade de mudanças.

As PMEs, por exemplo, quando deixam de operar e encerram suas atividades, simplesmente baixam as portas e muitas vezes não fecham a empresa formalmente. Um dos motivos para isso é o custo de seu encerramento. Isso favorece a ação de golpistas para aplicação da fraude mercantil, aproveitando o relacionamento comercial passado da empresa e o tempo de existência do CNPJ no mercado.

A maior incidência de tentativas de fraudes em setores de comércio de produtos alimentícios, vestuário e materiais de construção ocorre porque esses estabelecimentos comercializam produtos de fácil “revenda” e grande aceitação, permitindo o giro de forma rápida com pouca necessidade de estocagem. “Os fraudadores geralmente vendem a mercadoria por valor bem abaixo do custo, garantindo assim capital para aplicação de novos golpes”, conta Laércio de Oliveira.

Abaixo, cuidados que podem prevenir o risco de ser alvo de empresas fraudadoras:

 - Confronte o CNPJ com a razão social – razão social com ramo de atividade.

 - Observe a data de fundação da empresa e se ela permaneceu em atividade no período entre a fundação e o momento de realização de um negócio.

- Verifique se o endereço de entrega é um endereço oficial da empresa.

- Verifique se o ramo de atividade da empresa é compatível com os produtos que estão sendo adquiridos.

- Desconfie das fontes de referência dadas pelo cliente (em muitos casos os dados indicados nem sempre são daquele fornecedor).

- Cerque-se de cautela quando receber, por telefone, pedidos de compra de clientes desconhecidos e quando o comprador preferir retirar as mercadorias com o fornecedor, evitando receber na sede.

- Cuidado com os pedidos de compra a prazo de mercadorias ou bens cuja utilização não seja comum no ramo de atividade do suposto cliente.

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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