Últimas Notícias

Cheques sem Fundos

Semestre tem menor volume de cheques sem fundos dos últimos cinco anos, revela Serasa Experian

20/07/2010

Ao contrário do verificado em outras formas de pagamento e financiamento, a inadimplência com cheques continua em queda. De janeiro a junho de 2010, foram devolvidos 1,87% de cheques em todo o país. Foi o menor percentual para o 1º semestre em cinco anos, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos.

O mês de junho, por sua vez, apresentou 1,75% de devoluções de cheques, menor valor desde fevereiro de 2005.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, as quedas na inadimplência com cheques estão refletindo uma mudança na preferência de financiamento do consumidor. Em ambiente de juros em alta, maior endividamento e de inadimplência também crescente, o consumidor tem preferido outras formas de parcelamento que lhe possibilitem a rolagem da dívida, sobretudo com pagamentos parciais. Além disso, os cheques pré-datados já não oferecem prazos de financiamento tão alongados quanto o de outras formas.

A menor utilização do cheque ante a expansão dos cartões de débito e de crédito, não explica a melhora em sua qualidade. O cheque tem sua qualidade ampliada por ser de rápido registro da inadimplência, o que, no momento, pode não atender aos objetivos de alguns consumidores.

A perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue recuando por este trimestre, podendo sofrer algumas pressões de elevação com o Dia das Crianças e as festas de final de ano.

*Confira abaixo tabela com o total de cheques devolvidos e compensados.

 Nos estados e regiões             

De janeiro a junho, o Amapá foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,31%). São Paulo, por sua vez, foi o estado de menor percentual (1,43%). Entre as regiões, o Norte apresentou maior percentual de devolução de cheques nos seis primeiros mêses do ano, com 4,20%. Na outra ponta do ranking está o Sudeste, com 1,54%.

Veja abaixo o ranking completo com o percentual de cheques devolvidos de janeiro a junho de 2010, por Estado.

 

Metodologia

Levantamento mensal sobre a quantidade de cheques devolvidos por insuficiência de fundos em relação ao total de cheques compensados. Para efeito do cômputo do indicador somente é considerada a segunda devolução por insuficiência de fundos

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.