Últimas Notícias

Estudos Econômicos

Setor de serviços lidera a retomada dos investimentos em 2010, revela estudo especial da Serasa Experian

01/07/2010

No trimestre de 2010, o investimento empresarial atingiu o nível de 8,3% do faturamento líquido, superando os 7,8% observados no primeiro trimestre de 2009. O setor de destaque foi o de serviços (infra-estrutura e utilities inclusive), com elevação de 0,9 ponto percentual no investimento em relação ao percentual ao mesmo período de 2009, atingindo o patamar de 12,6% em relação ao faturamento líquido do 1º trimestre do ano de 2010.

As empresas do setor comercial também registraram boa recuperação nos seus níveis de investimento, passando de 1,9% para 2,5% do faturamento líquido na comparação 1º trim. 2010/1º trim. 2009. Somente a indústria revelou ligeira queda devido à elevada capacidade ociosa que se abriu no setor em função da eclosão da crise financeira internacional ao final de 2008. Assim, as empresas deste segmento atravessaram o ano de 2009 em processo de reaproveitamento da capacidade instalada na medida em que a economia brasileira recuperava-se da recessão.

 

No início de 2009 as empresas ainda sofriam com a crise desencadeada em 2008 e mantinham-se cautelosas com seus investimentos, atingindo o índice de 7,8% no primeiro trimestre, porém com o decorrer dos meses o mercado adaptou-se a nova realidade e a partir daí, com a estabilidade do emprego, aumento da demanda e a restauração da oferta de crédito deu-se início a retomada do crescimento culminando em um índice de investimentos no patamar de 8,6% ao final do período.

Ao se avaliar a série toda, iniciada no ano 2000, nota-se que a partir de 2005, quando houve um crescimento gradual na economia, houve maior alocação de recursos pelas empresas na aquisição de novas tecnologias, novas plantas e também na ampliação das já existentes.

Ressalta-se que o indicador de investimentos em imobilizado atingiu seu ápice em 2008 (10,2% do faturamento líquido), recorde histórico da série, que poderia ser maior, se as empresas não tivessem reduzido a alocação de recursos em ativo fixo diante da eclosão da crise financeira mundial no último trimestre daquele ano.

Para os próximos meses de 2010 espera-se a continuação dos investimentos, tanto para garantir o reforço gerado pela expansão da demanda, quanto para atividades de logística e infra-estrutura com as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), porém com taxas de crescimento menores em relação às observadas anteriormente, devido, sobretudo, as medidas anunciadas pelo governo como a elevação da taxa básica de juros (Selic) que visam minimizar a pressão inflacionária.

Metodologia

O estudo elaborado pela Serasa Experian analisa o indicador de investimentos das empresas, que apresenta a relação entre o valor do incremento do imobilizado e o valor do faturamento líquido, a partir de uma amostra de cerca de 500 demonstrações contábeis encerradas em março/2010 e divulgadas até junho, abrangendo os setores da indústria, do comércio e de serviços.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.