Últimas Notícias

Certificado Digital

Serasa Experian ampliará expediente de 28 a 30 de junho para emissão de certificado digital para o Sped Contábil

23/06/2010

Vence no dia 30 de junho o prazo para envio do Sped Contábil (Sistema Público de Escrituração Digital) das cerca de 131 mil empresas que declaram com base no lucro real. Para favorecer as empresas que ainda não emitiram o seu certificado digital, os postos de emissão da Serasa Experian abrirão no sábado (26/06) e estenderão o atendimento nos dias 28, 29 e 30 de junho até as 20 horas.

Para o cumprimento dessa obrigação, a Serasa Experian alerta que o certificado adequado é o e-CPF A-3. Os certificados de pessoa jurídica (e-CNPJ ou e-PJ) não podem ser utilizados.

O Sped contábil deve ser assinado digitalmente tanto pelo representante da empresa cadastrado na Junta Comercial – e com delegação de poderes para essa finalidade –, quanto pelo profissional de contabilidade. Para os dois signatários, o e-CPF  A3 é a opção definida pela Instrução Normativa DNRC 107/08.

Este tipo de certificado digital é portátil podendo ser instalado em cartão inteligente ou token e representa melhor relação custo benefício. Conforme instruções no site do Projeto Sped, o Programa Validador e Assinador – PVA só permite que o profissional de contabilidade assine o documento após os representantes da empresa assinarem.

É importante que as empresas façam com antecedência a solicitação de seu certificado, para que possam agendar a emissão com maior conveniência de local e horários. Os certificados pode ser adquiridos por meio do site https://serasa.certificadodigital.com.br ou do telefone 0800-773-7728. Também por meio do site pode-se e agendar local, data e horário para a emissão.

Sped

O Sped prevê que livros e documentos que integram a escrituração comercial e fiscal dos empresários e das sociedades empresárias serão emitidos em forma eletrônica.

Desta forma, os livros e documentos abrangidos pelo Sped serão assinados digitalmente pelo contribuinte, através de seu representante legal ou por quem a legislação indicar. A assinatura digital, além de obrigatória, se faz necessária para conferir validade jurídica à escrituração digital.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.