Últimas Notícias

Inadimplência do Consumidor

Inadimplência do consumidor registra a primeira alta após sete quedas consecutivas, revela Serasa Experian

10/06/2010

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor apontou crescimento de 1,9% em maio na relação com o mesmo mês do ano anterior, representando a primeira alta na comparação anual desde outubro de 2009. Na comparação mensal – maio em relação a abril de 2010 –, a inadimplência do consumidor também cresceu, registrando variação de 4,3%.

A elevação dos níveis de inadimplência do consumidor em maio, de acordo com os economistas da Serasa Experian, está relacionada com o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores ao longo dos últimos trimestres. Todavia, mesmo com a inadimplência voltando a subir, em decorrência do maior endividamento e das taxas de juros crescentes, as boas perspectivas para o crescimento econômico em 2010, e por consequência do mercado de trabalho, devem impedir uma elevação muito acentuada dos níveis de inadimplência do consumidor durante o segundo semestre.

Na decomposição do indicador, as dívidas não honradas com cartões de crédito e financeiras (alta de 8,1%) e as dívidas com os bancos (crescimento de 2,5%) foram as responsáveis pela maior parte do crescimento mensal de 4,3% na inadimplência do consumidor em maio (veja tabela abaixo).


Fonte: Serasa Experian

Em relação ao período acumulado, janeiro a maio 2010/2009, a inadimplência do consumidor apontou queda de 3,7%, representando a maior queda para um acumulado até maio desde o início do indicador, em 2000. O declínio pode ser atribuído à base de comparação com os primeiros meses de 2009, que apresentava o período mais crítico da crise no país. Segundo os economistas da Serasa Experian, no primeiro semestre do ano passado, o país ainda enfrentava os efeitos da crise financeira mundial. Já no mesmo período de 2010, a economia cresce a pleno vapor, assim como a evolução do emprego e da renda.

Valor médio das dívidas com cheques sem fundos cresce 42,7%

De janeiro a maio de 2010, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o valor médio das dívidas com cheques sem fundos subiu 42,7%. Os títulos protestados e os cartões de crédito e financeiras também tiveram alta de 8,9% e 5,2%, respectivamente. A única modalidade de inadimplência que apresentou queda foram  as dívidas com os bancos, com 0,1% (veja tabela abaixo).


Fonte: Serasa Experian

 Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com instituições financeiras e cartões de crédito e financeiras. Por analisar eventos ocorridos em todo o Brasil, o indicador reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.