Últimas Notícias

Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito bate recorde em maio

09/06/2010

São Paulo, 09 de junho de 2010 – A quantidade de pessoas que procurou crédito cresceu 10,0% em maio na comparação com o mês anterior (abril de 2010). Com isto, o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito alcançou o nível 119,1 em maio/10, o maior valor de toda a série histórica iniciada em janeiro de 2007. Em relação ao mês de maio de 2009, a demanda do consumidor por crédito avançou 20,6%.

O Dia das Mães, a proximidade da Copa da África, o aumento da massa salarial real e das condições ainda favoráveis de crédito encontradas pelo consumidor junto às lojas e instituições financeiras, segundo os economistas da Serasa Experian são os motivos que impulsionaram o apetite do consumidor por crédito no mês passado. Todavia, tendo em vista o prosseguimento do aperto monetário, espera-se alguma desaceleração da procura de crédito por parte dos consumidores a partir dos próximos meses.

No acumulado dos primeiros cinco meses de 2010, a demanda do consumidor por crédito avançou 19,4%, elevando-se ligeiramente frente à taxa de 19,1% alcançada no acumulado de janeiro a abril de 2010.

 

 

Análise por classe de renda pessoal mensal

Com exceção dos consumidores que ganham mais de R$ 10.000,00 por mês, todas as faixas de rendimento pessoal mensal apresentaram avanços em suas demandas por crédito em maio. O crescimento mais acentuado foi obtido pelos consumidores de menor renda, cujos ganhos mensais não ultrapassam os R$ 500,00 (alta de 15,7%). Como esta faixa de consumidores foi a que mais demorou a reagir na sua demanda por crédito no ano passado, tais consumidores ainda estão apresentando, nestes últimos meses, uma procura por crédito mais acentuada do que as demais camadas sociais.

Entretanto, a despeito do desempenho mais favorável registrado nestes últimos meses, os consumidores de baixa renda ainda não lideram o crescimento acumulado anual em termos de demanda por crédito. Ficam na liderança os consumidores que se situam no outro extremo da pirâmide social: aqueles com rendimentos mensais acima de R$ 10.000,00 (+27,1% ante os primeiros cinco meses de 2009).

 

Análise por região

Em maio de 2010, o Nordeste, com alta de 20,1%, foi a região em que o crescimento mensal da procura dos consumidores por crédito foi maior. Todas as demais regiões do país apresentaram elevações menores que 10% em maio: Norte (+9,7%), Centro-Oeste (+9,6%), Sudeste (+8,1%), Sul (+7,1%).

No acumulado de 2010, o Nordeste assumiu a liderança no crescimento da procura por crédito dos seus consumidores (alta de 21,5%), seguido de perto pelo Sudeste (+20,5%). Mais atrás surgem as regiões Centro-Oeste (+18,9%) e Sul (+16,8%). O Norte é a região onde a demanda dos seus consumidores por crédito é a menor no acumulado dos cinco primeiros meses de 2010 (avanço de 12,9% em relação aos primeiros cinco meses de 2009).

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, cerca de 11,5 milhões, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxilia 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 90 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2010 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.