Últimas Notícias

Nível de Atividade do Comércio

Atividade do comércio volta a reagir em maio

02/06/2010

Após ter recuado 1,3% em abril em razão do fim do incentivo do IPI no setor automotivo, o varejo nacional voltou a reagir em maio. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento nas lojas cresceu 1,4% em maio de 2010 na comparação com o mês anterior (abril/10), já descontadas as influências sazonais.

O resultado positivo do mês de maio foi puxado pela alta de 2,7% no movimento das lojas de material de construção, as quais se recuperaram da queda de 2,5% observada no mês de abril. Também contribuíram para o avanço de 1,4% em maio os segmentos de veículos, motos e peças (+0,6%) e de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (+0,2%). Na direção contrária, o mês de maio registrou queda de 0,4% no segmento de combustíveis e lubrificantes e de 0,3% em tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Por fim, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática apresentou estabilidade em seu movimento no mês de maio.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, fatores como o Dia dos Namorados e a Copa do Mundo deverão impactar positivamente o movimento varejista no final deste semestre, a despeito do atual ciclo de aperto monetário que iniciou no final de abril. Tais reflexos restritivos dos juros mais elevados serão sentidos com maior intensidade pelo comércio varejista a partir do segundo semestre de 2010.

Na comparação anual, isto é, contra maio de 2009, a alta de 11,0% foi puxada pelo segmento de material de construção, cujo crescimento foi de 21,2%. Em seguida, destacaram-se os setores de móveis, eletroeletrônicos e informática (crescimento de 15,6%) e o de veículos, motos e peças (alta de 15,4%).

Já no acumulado dos primeiros cinco meses de 2010, a atividade do comércio registra crescimento de 11,0%, liderada pelos segmentos de veículos, motos e peças (21,7%) e de móveis, eletroeletrônicos e informática (18,9%), seguido de perto pelo setor de material de construção (17,3%). Apenas o setor de combustíveis e lubrificantes ainda apresenta queda neste critério de comparação (- 0,8%).

Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.  As consultas (nas formas de taxas de crescimentos) são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. Com as taxas de crescimento tratadas e ponderadas pelo volume de consultas de cada empresa comercial constrói-se a série do indicador. A amostra compõe-se de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.