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Demanda do Consumidor por Crédito

Demanda do consumidor por crédito recua em abril, aponta Serasa Experian

11/05/2010

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito recuou 6,0% em abril na comparação com o mês anterior (março de 2010). Em relação a abril de 2009, a demanda do consumidor por crédito avançou 12,4%, o menor ritmo de crescimento anual em quatro meses.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o recuo em relação a março deveu-se, basicamente, à menor quantidade de dias úteis em abril (20 dias contra 23 dias). Todavia, o crescimento anual de 12,4% em relação a abril do ano passado (a menor taxa de crescimento anual desde janeiro/10) é reflexo de dois fatores. Em primeiro lugar, a procura por crédito, que havia sido bastante deprimida no primeiro trimestre de 2009 devido aos impactos recessivos da crise financeira internacional, já ensaiava recuperação ao início do segundo trimestre de 2009. Assim, o efeito da base fraca de comparação começa, a partir de agora, a se dissipar. E, em segundo lugar, o fim dos incentivos fiscais à aquisição de veículos, em março de 2010, provavelmente já produziu resultados no sentido de abrandar o ritmo de crescimento do crédito ao consumidor. Este movimento deve ser complementado com a inauguração, em abril, de um novo ciclo de aperto monetário.

No acumulado dos primeiros quatro meses de 2010, a demanda do consumidor por crédito avançou 19,1%, recuando ligeiramente em relação ao crescimento acumulado no primeiro trimestre deste ano (21,6%). Seja pela elevação da base de comparação, a partir de abril de 2009, seja por conta de um crescimento esperado mais brando do crédito ao consumidor daqui em diante, a tendência é da variação acumulada anual prosseguir em desaceleração ao longo dos próximos meses.

Análise por classe de renda pessoal mensal

Quase todas as faixas de rendimento pessoal mensal apresentaram quedas em suas demandas por crédito em abril. A exceção foram os consumidores de menor renda, cujos ganhos mensais não ultrapassam os R$ 500,00 (alta de 0,1%). Como esta faixa de consumidores foi a que mais demorou a reagir na sua demanda por crédito no ano passado, tais consumidores ainda estão apresentando, nestes últimos meses, uma procura por crédito mais acentuada do que as demais camadas sociais.

Entretanto, a despeito do desempenho mais favorável registrado nestes últimos meses, os consumidores de baixa renda não lideram o crescimento acumulado anual em termos de demanda por crédito. Tal liderança fica por conta dos consumidores que se situam no outro extremo da pirâmide social: consumidores com rendimentos mensais acima de R$ 10.000,00 (+31,6% ante o 1º quadrimestre de 2009) e consumidores com ganhos mensais entre R$ 5.000,00 e R$ 10.0000,00 (alta de 22,1% no acumulado dos primeiros quatro meses de 2010).

 

Análise por região

 Em abril de 2010, o Norte, com baixa de 7,7%, foi a região em que o recuo mensal da procura dos consumidores por crédito foi maior. Tal resultado foi seguido de perto pelas regiões Centro-Oeste (-6,8%) e Sudeste (-6,5%). Nas regiões Sul (-4,6%) e Nordeste (-5,2%), as quedas em abril foram menos intensas.

 

No acumulado de 2010, as regiões Centro-Oeste (+19,1%), Nordeste (+19,4%) e Sudeste (+20,8%) estão com um patamar superior em termos de crescimento da procura dos consumidores por crédito. Já as regiões Norte (+12,4%) e Sul (+16,0%) estão com crescimentos menores no acumulado do ano.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, cerca de 11,5 milhões, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxilia 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

http://www.serasaexperian.com.br

 Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de suas relações de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

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