Últimas Notícias

Pesquisa de Expectativa Empresarial

Varejo acredita na vitória do Brasil na Copa do Mundo

04/05/2010

A Pesquisa Serasa Experian de Perspectiva Empresarial para Copa do Mundo 2010 mostra que 50% dos empresários do varejo esperam aumento de faturamento do seu negócio, por conta deste evento global. Para 35% o seu faturamento não terá nenhuma alteração, e para 15% deve cair.

Na análise por porte, as grandes empresas têm 74% de seus empresários apostando em elevação do faturamento. Nas médias são 56% compartilhando desta opinião, com 33% não enxergando mudanças. Nas pequenas empresas, 48% apostam em aumento, 36% em manutenção do faturamento atual e 16% em recuo.

Na análise regional, o Norte tem a maior parcela de empresários otimistas e 64% dos entrevistados vêem o faturamento de seu negócio em alta, em decorrência da Copa do Mundo. No Nordeste são 61% e, dividindo a mesma resposta, Centro-Oeste 54% e Sudeste 50%. Os varejistas do Sul estão divididos sobre os impactos da Copa do Mundo, 42% acham que o faturamento crescerá e 42% acham que tudo ficará como está.

Promoções

Os empresários das grandes empresas do varejo vão empreender promoções para ampliar as vendas durante a Copa, de acordo com 66% dos entrevistados. Nas médias empresas, 59% seguirão esta política. No pequeno varejo, 40% farão promoções e 60% não tomarão esta iniciativa.

A Região Nordeste tem 58% de seus varejistas pretendendo fazer promoções para o período da Copa do Mundo. Nesta mesma direção estão 56% do varejo do Norte e 55% do Centro-Oeste. No Sul, 44% farão promoções e 56%, não. O Sudeste é a Região onde os varejistas estão menos propensos às promoções: 38% farão e 56% manterão as propostas atuais.

Produtos que serão mais procurados na Copa

O varejo acredita que os produtos mais procurados na Copa serão artigos para torcida (53%), TV de alta definição (22%), bebidas em geral (16%), TV convencional (4%) e eletrônicos (1%), entre outros.

Impacto do horário dos jogos no varejo

Para 57% dos varejistas de todo o Brasil o horário dos jogos da Copa do Mundo vai atrapalhar seu negócio, e para 43% não. Este perfil é compartilhado pelo pequeno varejo, que divide idêntica opinião sobre a questão.  Já o médio varejo é o porte que se sente mais prejudicado com o horário dos jogos, de acordo com 59% de seus empresários. Na grande empresa, a situação é oposta, 44% acham que seu negócio será impactado e 56% não.

O varejo de todas as Regiões sente que o horário dos jogos atrapalhará seu negócio. No Norte isto é apontado por 59% do comércio, no Sudeste também 59% dos estabelecimentos, no Sul 57%, no Centro-Oeste 54% e no Nordeste 49%.

O varejo crê que o Brasil vencerá a Copa do Mundo 2010

O varejo nacional está confiante na seleção brasileira e acha que o Brasil será hexa campeão, de acordo com 68% dos empresários entrevistados.

Na média empresa, a torcida é maior, 79% destes varejistas vêem o Brasil campeão. No grande comércio são 74% apostando nessa direção. O pequeno varejista é otimista, 66% vão na mesma direção dos demais portes, mas há 34% que não acreditam no Brasil campeão.

O Norte é a região em que os varejistas põem mais fé na camisa verde e amarela e 91% apostam no Brasil hexa campeão em 2010. No Centro-Oeste são 81%, no Nordeste 76%, no Sudeste 67% e no Sul 60%.

Comentários

A Copa do Mundo vai estimular o varejo, já a partir do período pós Dia das Mães. O comércio deve empreender promoções em conjunto com a indústria e promover  alongamento nos prazos de financiamento, sobretudo dos produtos de maior valor agregado, como as TVs de alta definição.

Metodologia

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para a Copa do Mundo 2010 foi a campo no período de 06 a 15 de abril, com 936 executivos do setor do comércio de todo o país.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para as datas comemorativas do varejo começou a ser desenvolvida em 2006. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra de empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.