Últimas Notícias

Hitwise

Twitter e Facebook crescem mais de 7 vezes em um ano, aponta Serasa Experian Hitwise

28/04/2010

Estudo da Serasa Experian Hitwise, solução que fornece informações sobre a interação de 100 mil pessoas em mais de 150 mil websites no Brasil, revela que, no período de um ano, o share de visitas ao Facebook cresceu 804%, fazendo com que o site passasse da 16ª para a 4ª colocação dentro da categoria “Redes Sociais e Fóruns” no estudo. Logo atrás, na 5ª colocação, está o Twitter, cujo share subiu 768% nos últimos doze meses e catapultaram o site do 18º para o 5º lugar.

O levantamento aponta que o Twitter manteve-se à frente do Facebook durante a maior parte de 2009, mostrando a ascensão recente da rede social norte-americana. O Facebook ultrapassou o Twitter na segunda semana de dezembro e segue à frente desde então.

 

O líder na categoria “Redes Sociais e Fóruns” é o Orkut, com mais da metade (62,14%) de todo o share de visitas, contra 2,35% do Facebook e 1,91% do Twitter. Quem mais se aproxima do Orkut na categoria é o YouTube, site de compartilhamento de vídeos, com 17,23% do total de visitas.

Nos últimos doze meses, o Orkut permaneceu na liderança da categoria “Redes Sociais e Fóruns” e em segundo lugar, no geral, entre os sites mais acessados pelos internautas brasileiros, com 9,78% do total de visitas, atrás apenas do Google Brasil. Entre o final de novembro de 2009 e o início de fevereiro de 2010, período de férias escolares, o Orkut chegou a ultrapassar o Google Brasil, posicionando-se como o site mais acessado pelos brasileiros. Após este tempo, o Google Brasil retomou a liderança.

 

Redes Sociais no Brasil

Na Internet em geral, a categoria de sites de “Redes Sociais e Fóruns” ocupa a segunda colocação, com 15,14% de todo o share de visitas, atrás apenas dos “Mecanismos de Buscas” que contaram com 20,77%. Em seguida estão as categorias “Portais” (7,34%), “Serviços de Email” (5,77%), “Multimídia” (3,71%), “Games” (3,43%), “Televisão” (2,24%), “Software” (1,56%), “Imagens e Clip-Art” (1,44%) e “Bancos e Instituições Financeiras” (1,23%).

 

A pesquisa também analisou quais foram os termos de busca que mais geraram tráfego para a categoria de “Redes Sociais e Fóruns” nas últimas 24 semanas. Em ordem, os dez primeiros termos mais buscados foram “youtube” (5,83%), “orkut” (3,07%), “habbo” (0,99%), “you tube” (0,92%), “orkut login” (0,88%), “uol” (0,76%), “bate papo” (0,58%), “youtube vídeos” (0,48%), “twitter” (0,46%) e “facebook” (0,46%).

 

Ao considerar o tempo médio de visita, a categoria de “Redes Sociais e Fóruns” é a primeira colocada de toda a Internet brasileira, superando os sites de busca. Foram 22 minutos e 51 segundos registrados pelo Hitwise no início de abril. A categoria de “Mecanismos de Busca” ficou na 5ª posição, com 12 minutos e 30 segundos.

 

 

Origem e destino das visitas

Sites que geram tráfego são as páginas nas quais os internautas estavam antes de acessar algum site de uma das categorias avaliadas pelo Hitwise. Os que mais geraram tráfego para a categoria “Redes Sociais e Fóruns” foram Google (39,05%), Google Brasil (21,23%), Orkut (6,78%), Windows Live Mail (4,08%) e Universo Online (1,81%). A predominância de sites de busca aqui revela o papel direcionador destas páginas em relação a outros sites.

Da mesma maneira, os sites que foram visitados pelos internautas após navegarem nas páginas da pesquisa também foram revelados pelo Hitwise. Os cinco primeiros foram Google (15,73%), Google Brasil (11,41%), Windows Live Mail (7,60%), YouTube (6,21%) e Globo (1,91%).

 

Serasa Experian Hitwise no Brasil

Serasa Experian Hitwise é uma solução que fornece informações sobre a interação de cerca de 100 mil pessoas em 150 mil websites no Brasil. Lançada no Brasil em setembro de 2009, a ferramenta da Experian possui cerca de 1.500 clientes no mundo e está presente nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Canadá, na Austrália, na Nova Zelândia, em Cingapura e em Hong Kong.

No mundo, o Experian Hitwise, uma solução de inteligência competitiva online, analisa a interação de 25 milhões de pessoas, em mais de 1 milhão de sites, e permite a seus clientes entender seu desempenho online em comparação com seu setor de atuação e concorrentes, além de fornecer insights sobre o comportamento do consumidor na internet. O produto coleta informações sobre a utilização da internet, de forma anônima e agregada, a partir de parcerias com painéis opt-in, obedecendo às leis de privacidade locais e internacionais. O compromisso do Hitwise é auditado pela PricewaterhouseCoopers.

A solução conta com instrumentos capazes de proporcionar diferentes análises do comportamento do consumidor e do desempenho das empresas na internet, como os Rankings, que proporcionam uma visão instantânea dos principais concorrentes e dos websites mais populares em cerca de 80 setores da economia, ou ainda em categorias personalizadas. O Search Intelligence®, uma poderosa ferramenta de busca por palavras-chaves, avalia, de forma abrangente, como as pessoas procuram e se tiveram sucesso na busca por produtos e serviços; e o Clickstream, que produz relatórios completos sobre o tráfego de origem e destino para um website, um setor ou uma categoria personalizada.

Para a análise atualizada das tendências online, visite nosso site no Twitter: /hitwise_BR.

 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

  • 2017 Serasa Experian. Todos os direitos reservados.